Procurar
Close this search box.

A pequena grande caminhada do SCP-UMa

Dois anos passaram desde a abertura do Serviço de Consulta Psicológica (SCP-UMa) na Universidade da Madeira. O SCP-UMa foi criado com o objetivo de apoiar na resolução de problemas psicológicos e promover o bem-estar dos estudantes e funcionários da UMa e restante comunidade da RAM.

Em mais este aniversário, importa analisar os frutos colhidos e em função destes delinear novos horizontes, tendo por base o mesmo mote e a aposta contínua numa prática sustentada. Neste sentido, o SCP-UMa, desde cedo, passou a integrar a Rede de Serviços de Aconselhamento Psicológico do Ensino Superior, sendo que atualmente, no âmbito das consultas, está a implementar um “Sistema Individualizado de Avaliação do Progresso do Paciente”, uma mais-valia na tomada de decisões clínicas, em prol de quem nos pede ajuda.

O número de pessoas que tem recorrido ao SCP-UMa tem vindo a aumentar. Foram 1000 as consultas dadas, indício de que os estigmas relativos à procura de ajuda começam a ser quebrados. Note-se que a procura de ajuda não decorre apenas da existência de problemas, mas também de estigmas associados e do fator género. Efetivamente, são as mulheres as que têm recorrido mais a apoio psicológico (66%), sendo a média das idades – 26 anos, tendo o utente mais novo 3 anos e o mais velho 63. Dos utentes, 50% são estudantes da UMa.

A ansiedade e as dificuldades ao nível do relacionamento interpessoal encontram-se entre os principais motivos de procura de ajuda (30% e 20%, respetivamente). Destacam-se ainda problemas de autoconfiança, dificuldades académicas e desmotivação (na ordem dos 10% cada).

O SCP-UMa tem assumido como importante a criação de espaços de partilha e reflexão, com a realização de workshops destinados a diferentes populações e versando temáticas do dia a dia. Dos workshops realizados com maior afluência e que contam com mais edições, destacam-se: Como tornar a ansiedade nossa aliada…?; Como comunicar melhor…?; Embark on this adventure (mestrados do programa Carnegie Mellon Portugal); Para onde segue a carruagem? (Festa do Livro, 2011); O sabor dos anos mais maduros, entre outros.

Tendo em conta estes resultados e considerando que 92% dos estudantes da UMa assume como importante a existência de um serviço com este cariz no contexto universitário (mais informações em http://scp.uma.pt), escolhemos encarar este novo ano como uma oportunidade para melhor responder às necessidades da população, bem como estar mais próximo aos desafios e dificuldades enfrentados p ulação com os Serviços de Ação Social da UMa.

Por tudo isto, continua a ser nosso intuito criar pontos de partida e auxiliar nos percursos iniciados por cada um, abrindo espaços para que a mudança se opere, ou não fosse esta sinónimo de crescimento!

A equipa do Serviço de Consulta Psicológica – UMa

DESTAQUES