Procurar
Close this search box.

Controlo da qualidade

Quem nunca ouviu falar em qualidade nos dias de hoje?! Qualidade é um termo cada vez mais frequente no nosso vocabulário, seja em termos de produto, serviço ou até de vida.

Qualidade é todo um conjunto de procedimentos estabelecidos segundo normas, que permitem atingir os objectivos com mais eficácia e eficiência!

Com o aparecimento de produtos com cada vez melhor qualidade, as pessoas adquiriram uma nova cultura e tornaram-se mais exigentes e sensíveis para pormenores anteriormente descurados. Quando falamos em pessoas, falamos também nas empresas que cada vez mais apostam na qualidade dos seus produtos ou serviços para satisfazer as necessidades dos clientes, reduzirem custos, aumentarem a produtividade e competitividade, melhorarem a imagem e prestígio, aumentarem a confiança dos funcionários e clientes, etc..

Podemos dizer que a qualidade é fundamental para a sobrevivência das empresas e o que temos visto é uma grande adesão na implementação de sistemas de gestão da qualidade nas suas organizações! Por isso, nós jovens estudantes, temos que nos preparar para estas novas exigências do mercado! É claro que a formação nesta área é muito cara mas hoje em dia é um grande investimento a nível profissional que podemos realizar!

Existem várias entidades de formação que leccionam esta matéria e na Universidade da Madeira também está incluída nalguns cursos. Na maioria das entidades, os objectivos desta formação é estudar a metodologia conducente à implementação de Sistemas de Qualidade, sendo objecto de estudo as Normas ISO e o Sistema HACCP, entre outras. Tópicos complementares e específicos tais como a organização das empresas, a implementação dos sistemas de qualidade e o controlo de qualidade de processos e de produtos.

A título pessoal dizemos-lhe que a formação na área da ‘Qualidade’, é muito gratificante e compensadora. Adquirimos um vasto conhecimento na área da Qualidade e através da elaboração de alguns trabalhos, passamos a ter a nossa 1.ª experiência prática no ramo. Consideramos que a formação na área de ‘Controlo da Qualidade’ é muito importante pois permite uma melhor preparação para o futuro profissional.

Sílvia Lima
Estudante da UMa

DESTAQUES