Procurar
Close this search box.

40 Anos Ilhas Selvagens

Em 2011, a Reserva Natural das Ilhas Selvagens, a primeira Reserva de Portugal, celebra o seu 40.º aniversário. O programa de comemorações conta com um embaixador muito especial: o velejador João Rodrigues, que este ano também completa 40 anos! Este atleta, com dimensão Mundial, é o Padrinho desta emblemática Reserva Natural durante o corrente ano, o que seguramente garante de que o nome da Madeira e das Ilhas Selvagens será levado muito longe.

As Ilhas Selvagens constituem o ponto mais a sul do território português, distando cerca de 300km da Ilha da Madeira. São constituídas por três ilhas de origem vulcânica, a Selvagem Grande, a Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora. Constituem um habitat único no mundo, com ecossistemas praticamente inalterados na Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora, e apresentam a percentagem mais elevada de endemismos por unidade de superfície de toda a Região da Macaronésia. Estas Ilhas são um santuário de nidificação de aves marinhas, conhecendo-se nove espécies que aqui se reproduzem, como sejam a Cagarra cuja colónia apresenta a maior densidade em todo o mundo, Calcamar, Alma negra, Roque de castro e Pintainho. Outras espécies de vertebrados que podemos encontrar são a Osga e a Lagartixa, espécies estas que ocorrem exclusivamente nestas Ilhas.

Um adequado conhecimento do património natural da Região e das acções de conservação desenvolvidas, constitui um aspecto determinante para que sejam tomadas medidas adequadas, com vista à salvaguarda do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida da população. Uma das ferramentas que está ao dispor de quem tem por missão fazer a gestão de áreas protegidas, são as acções de sensibilização ambiental, permitindo desta forma aproximar cada vez mais as reservas das populações. A abertura destes espaços conduz a um melhor e mais atractivo usufruto dos mesmos pela população, tendo como retorno uma maior valorização e maior empenho na sua preservação.

É pelo conjugar destes factores, e por ocasião do 40.º aniversário da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, que a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Serviço do Parque Natural da Madeira, tem desenvolvido várias iniciativas e organizado eventos que ajudam a divulgar o esforço de conservação que tem estado subjacente ao sucesso desta Reserva.

Junte-se a nós no Facebook: www.facebook.com/parquenaturaldamadeira, consulte e participe em todas estas iniciativas, associando-se desta forma às comemorações dos 40 Anos Ilhas Selvagens.

Parque Natural da Madeira

DESTAQUES