As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.

Etiqueta Selecionada

SO+UMa

Summer Opening arrancou!

A ET AL. vai acompanhar os quatro dias do maior Festival de verão na Ilha da Madeira, o Summer Opening. Acompanhados do IT’S OKAY, um dos podcasts da ACADÉMICA DA MADEIRA, estarei em direto do Parque de Santa Catarina com Ricardo Afonso Fernandes e Pedro Miguel Freitas a produzir conteúdo de áudio, de vídeo e de fotografia na maior festa da música do nosso arquipélago.

LER MAIS...

Menos de um mês para o Summer Opening 2023

O Summer Opening 2023 promete ser um evento eletrizante, que combina música, diversão e experiências inesquecíveis. Com uma seleção diversificada de artistas como T-REX e Bárbara Bandeira, um ambiente deslumbrante e atividades emocionantes, o evento é a oportunidade perfeita para começar o verão com estilo.

LER MAIS...

10 anos, 10 confirmações, 10 estreias

A edição de 2023 do Summer Opening acontece nos dias 14, 15, 21 e 22 de julho, no Parque de Santa Catarina. A venda dos bilhetes já se encontra disponível, em passes diários, passes completos ou por fim de semana.

LER MAIS...

Summer Opening: a não perder!

A 8.ª edição será a primeira a ocorrer ao longo de quatro dias, divididos por dois fins-de-semana, com o melhor da música urbana nacional e lusófona. A maior e mais aguardada edição de sempre que passa a integrar o CARUNCHO como SO+UMa, conforme a ACADÉMICA DA MADEIRA anunciou durante as celebrações do seu aniversário, em dezembro de 2021. O Summer Opening regressa ao Parque de Santa Catarina, no Funchal, nos dias 15, 16, 22 e 23 de julho de 2022. Richie Campbell é sinónimo de enchente no Parque. A perfeita personificação da filosofia do maior festival de verão da Madeira, talento inesgotável e concertos carregados de boas vibrações e energias positivas. Os “pontas de lança” dos Da Weasel atuam ambos em nome próprio. Carlão, instituição maior do hip hop nacional regressa ao SO passados sete anos, enquanto Virgul, apresentará na sua estreia o novo álbum “Júbilo”. Regula, parceiro de Carlão nos 5-30, é um dos pilares do rap em Portugal e uma das mais aguardadas estreias ao vivo na Madeira. Capicua, agraciada como “Melhor Artista Feminina” nos Prémios Play, e Valete, são consensualmente considerados os maiores liricistas da música urbana nacional e também fazem a sua estreia no Parque de Santa Catarina. De regresso estão alguns dos maiores fenómenos da nova escola do hip hop nacional. Wet Bed Gang, Plutonio, Piruka e Jimmy P têm como denominador comum novos álbuns para apresentar e o facto de arrastarem multidões por onde passam. Também capazes de atingir números astronómicos nas plataformas digitais, as tão aguardadas estreias de Bispo, de Julinho KSD, de Nenny, do Deejay Telio, de Chico da Tina e dos X-Tense. A “prata da casa”, como não poderia deixar de ser, também estará representada. Elisa, a grande vencedora do Festival da Canção 2020 apresentar-se-á com novos originais. O talento de Clara está bem patente no seu primeiro single original “Seven”. Drope e Van Zee representam uma nova geração de rappers talentosos e motivados a colocar a Madeira no mapa do hip hop nacional. Os bilhetes continuam à venda através das plataformas eletrónicas. Summer Opening com fotografia de Andreia Gomes Carvalho.

LER MAIS...

Summer Opening com uma Azáfama Eletrónica!

“A cada planta que cresce, a cada batida que sobre, a cada verão que chega, é como se a vida começasse de novo”. É sob esse espírito que o Summer Opening anunciou a maior e mais aguardada edição de sempre, apresentando um recinto paralelo ao habitual e grandioso palco principal, que atrai milhares de pessoas para o Parque de Santa Catarina no Funchal. Em 2022, o Summer Opening e a ACADÉMICA DA MADEIRA juntaram esforços para integrar o CARUNCHO, as tradicionais festividades dos finalistas, no festival criando o conceito SO+UMa. Dessa forma, os associados da ACADÉMICA DA MADEIRA têm vantagens exclusivas no festival, recebendo um conjunto de ofertas para que, como explica a organização, “vivam o melhor festival de sempre, no melhor CARUNCHO de sempre”. Reforçando de forma inédita o festival, será junto à lagoa do Parque de Santa Catarina que surge a “Azáfama Eletrónica”, funcionando em simultâneo com o palco principal, com a melhor música eletrónica nacional e madeirense. O novo palco recebeu o apoio da Eristoff e da Brisa, avultando o cartaz do evento que, pela primeira vez, acontece em dois fins-de-semana. Serão quatro dias, com dois palcos, 20 concertos, 12 djs, 24 estreias e mais de 32 horas de música. A organização do Summer Opening explicou que pretendeu “amplificar a música eletrónica, captar novos públicos e optimizar a dinâmica do evento, alargando assim o espectro” do evento. Chegam ao festival 12 djs e produtores, encabeçados por alguns dos maiores nomes do cenário de música eletrónica portuguesa: “DJ Vibe e Xinobi dispensam apresentações enquanto Diana Oliveira e Shaka Lion farão a sua estreia na Madeira. Todos eles com o selo da Match Attack. Alguns dos melhores djs madeirenses completam o cartaz: Hernandez, Michael C, Nelson Caires, Li-Polymer, Michael Yang, Phill.Me, Rodrigo Portugal e IvanHelio serão os impulsionadores da eletrónica regional”. Os bilhetes continuam à venda, mas sofrerão um aumento em julho, caso ainda estejam disponíveis. Ricardo Bonifácio ET AL.

LER MAIS...

A GRADUAÇÃO mais participada de sempre

As cerimónias de GRADUAÇÃO de 2022 acontecem no sábado, 9 de julho de 2022, integradas nas celebrações que a ACADÉMICA DA MADEIRA organiza para todos os estudantes e antigos estudantes da UMa. A ACADÉMICA DA MADEIRA divulgou que as cerimónias de GRADUAÇÃO de 2022 serão as mais participadas desde o estabelecimento do CARUNCHO, a designação que as festividades de final de curso recebem na Madeira desde os anos 90. Estão inscritos mais de 400 estudantes, desde os cursos profissionais até aos cursos de doutoramento. A ACADÉMICA DA MADEIRA espera receber quase 3 mil convidados no The Ballroom do Savoy Palace, a maior sala de congressos e conferências de toda a ilha. Em função da procura inédita pela cerimónia, potencializada pela ausência do evento nos últimos dois anos e pela nova configuração que a organização deu, o evento acontece na parte da manhã e na parte da tarde, sendo que os finalistas estão divididos por faculdades e escolas superiores. A ACADÉMICA DA MADEIRA já divulgou a divisão. Na parte da manhã, o The Ballroom receberá os estudantes da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da UMa, da Faculdade de Ciências Sociais da UMa, do Pólo da Madeira da Universidade Aberta e da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Na parte da tarde, a sala acolhe os finalistas da Faculdade de Artes e Humanidades da UMa, da Faculdade de Ciências da Vida da UMa, da Escola Superior de Tecnologias e Gestão da UMa e da Escola Superior de Saúde da UMa. A relação detalhada de cursos e um conjunto de perguntas e respostas podem ser consultados no portal da ACADÉMICA DA MADEIRA. A entrega de convites a todos os participantes, a integração da missa da Bênção das Fitas no mesmo local, a entrega de diplomas personalizados, a atuação dos FATUM, o grupo de fados da ACADÉMICA DA MADEIRA e um momento musical surpresa são apenas algumas das novidades que a organização divulgou para o dia 9 de julho. Na noite desse dia a discoteca Copacabana recebe o tradicional Baile de Finalistas, a partir das 23:00. CARUNCHO? Porquê CARUNCHO para designar o período de festividades académicas que celebram o final do curso e do ano académico? A explicação foi dada em 1996, por Orlando Vasco Oliveira, no jornal da ACADÉMICA DA MADEIRA: “o caruncho é o aluno que, ao longo do curso ‘rói’ os livros e cadernos, desgastados, quer seja pelo estudo ou pelo passar dos livros e cadernos, chegando ao fim do curso com o canudo numa mão e o título de dr. na outra, em abreviatura, é claro. Completa-se assim um ciclo académico, que terá de ser necessariamente regenerado, em prol das gerações”. Carlos Diogo Pereira ET AL. Com fotografia de Pedro Pessoa.

LER MAIS...
OS NOSSOS PARCEIROS