A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) está a promover várias oportunidades de estágio e voluntariado direcionadas a estudantes de Biologia e áreas afins, com enfoque na conservação das aves marinhas.
Entre as propostas encontra-se o Voluntariado Formativo, a decorrer de 23 de outubro a 5 de novembro de 2025, no quadro do projeto LIFE Natura@night. Este programa oferece formação prática em ecologia, censos de aves, conservação da vida selvagem, insetos e morcegos da Madeira, bem como introdução ao uso de SIG (QGIS). Destina-se preferencialmente a residentes na Madeira, sendo as deslocações para o campo asseguradas pela SPEA.
População da Macaronésia une-se em defesa da noite e da biodiversidade
A luz artificial tem transformado as noites da Macaronésia, mas agora, a própria população está a liderar a mudança.
Turismo sustentável na Madeira
O STARS Sustainable Tourism Agents in Rural Societies é um projeto desenvolvido no âmbito do programa de voluntariado da Comissão Europeia
Outra iniciativa é o Voluntariado no quadro do Corpo Europeu de Solidariedade, com inscrições até 14 de agosto, e que decorrerá entre 15 de setembro e 15 de novembro de 2025, garantindo apoio financeiro para o alojamento, a alimentação e as despesas pessoais. Além disso, a SPEA disponibiliza propostas de estágios curriculares para teses de mestrado, com temas como o estudo de parâmetros fisiológicos de juvenis de cagarra e o impacto da poluição luminosa na distribuição de aves marinhas. Mais informações sobre estas oportunidades podem ser consultadas nos canais da SPEA Madeira.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Tim Roosje.