Desde o início do ano letivo, os estudantes do ensino superior em Portugal têm acesso aos Cheques-Psicólogo e Nutricionista, uma medida emergencial que complementa as soluções permanentes oferecidas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta iniciativa pretende proporcionar apoio psicológico e nutricional aos jovens, promovendo o seu bem-estar e sucesso académico.
No Funchal, o portal do governo indica que existem 11 locais disponíveis para as consultas de psicólogo e cinco para as consultas de nutrição. A lista de nutricionistas e psicólogos aderentes ao programa dos cheques pode ser consultada no capítulo “outras informações” do portal.
Após alguns meses de implementação, o balanço, segundo o Ministério da Juventude e Modernização, “é francamente positivo”, tendo chegado a milhares de jovens dispersos por todo o território nacional. No entanto, a tutela indica que foram identificados alguns pontos de melhoria, incluindo a necessidade de aprimorar a comunicação com os estudantes, uma vez que ainda há uma parcela que desconhece a possibilidade de usufruir dos Cheques-Psicólogo e Nutricionista. Para reforçar a divulgação, o Ministério da Juventude e Modernização produziu um vídeo informativo, disponível nas redes sociais do Ministério.

Estudantes não-bolseiros com subsídio de alojamento alargado
A Assembleia da República aprovou quinta-feira um novo regime para o alojamento estudantil. A medida irá ampliar o subsídio a estudantes deslocados, que não sejam bolseiros, quando os agregados tenham rendimentos até ao sexto escalão do IRS.

FCT bate recorde histórico com execução de mais de 800 milhões de euros em 2024
A FCT atingiu um marco histórico em 2024 ao executar mais de 800 milhões de euros, apesar de cortes orçamentais e
As associações e federações académicas têm sido parceiras fundamentais na implementação desta medida e podem desempenhar um papel central na divulgação do programa, refere o comunicado do ministério. Através do reforço da comunicação junto da comunidade estudantil, é possível assegurar que um maior número de estudantes conheça e utilize este recurso, promovendo assim a sua saúde mental e física. A adesão das IES ao programa foi voluntária, com 72 instituições, incluindo a Universidade da Madeira, manifestando interesse em 2024. Como pré-requisito, as IES deveriam possuir um gabinete de apoio psicológico ou comprometer-se a criar um durante o ano letivo 2024-2025. A medida abrange todos os estudantes inscritos em IES públicas ou privadas que aderiram ao programa, independentemente do grau de ensino.
O processo para aceder aos cheques é simples: o estudante deve fazer o pedido através do portal do governo, onde será analisado pela IES correspondente. Após a atribuição de um código, o estudante pode marcar a sua consulta com um dos profissionais da lista disponível no mesmo portal. No caso dos Cheques-Psicólogo, são inicialmente atribuídos dois cheques para avaliação, podendo o profissional solicitar até mais dez, conforme a necessidade. Para os Cheques-Nutricionista, é atribuído um cheque inicial, com possibilidade de mais cinco, se necessário. Os cheques estão disponíveis desde 30 de setembro de 2024, coincidindo com o lançamento do portal gov.pt.
Luís Eduardo Nicolau
com Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Lucrezia Carnelos.