A escolha da Madeira como sede de um encontro da European Students’ Union (ESU) resultou da colaboração prévia entre a instituição e a Federação Académica para a Informação e Representação Externa (FAIRe), que asseguraram que as infraestruturas da Universidade da Madeira e da ACADÉMICA DA MADEIRA reuniam as condições adequadas para a realização do evento. Para além disso, a localização geográfica e a importância histórica da ilha tornaram-na um destino atrativo para estas reuniões internacionais.
Ao longo do encontro, foram discutidos temas estruturantes para a ESU e para os estudantes europeus, como o desenvolvimento de políticas focadas na qualidade do ensino superior, o apoio a estudantes com deficiência e a valorização do ensino e formação profissional. De acordo com a Presidente da ESU, Íris Kimizoglu, também esteve em debate a estratégia de defesa da organização, incluindo a revisão das Normas e Diretrizes Europeias para a Garantia da Qualidade, o Guia do Utilizador ECTS e o reconhecimento de aprendizagens prévias. Internamente, abordou-se ainda a criação de uma rede de antigos estudantes da ESU, o plano de trabalho para os próximos anos e o desenvolvimento da Convenção Europeia de Estudantes.

Tópicos de apreciação do documento “Projecto de Bolonha”
Tópicos de apreciação do documento “Projecto de Bolonha, da Universidade da Madeira (Novembro 2005) 1. Fiquei muito positivamente impressionado pelo conteúdo do documento elaborado pelo “Grupo de Bolonha” da Universidade

Consequências do Ensino “Tutti Frutti” para Gestão e Economia
A seguinte intervenção representa as minhas convicções pessoais, convicções que provavelmente não correspondam às de outro pessoal do Departamento de Gestão
A realização destas reuniões coincidiu com um momento decisivo para o ensino superior europeu, marcado pela atualização do Processo de Bolonha e pela recente legislação da União Europeia. Nesse contexto, a Presidente da ESU sublinhou que “os temas discutidos serão fundamentais para definir as ações da organização nos próximos anos”.
Os representantes da ESU tiveram ainda a oportunidade de se reunir com os representantes da ACADÉMICA DA MADEIRA, aprofundando o conhecimento sobre a realidade académica local. A estrutura e abordagem da academia madeirense surpreenderam positivamente os participantes, destacando-se a sua capacidade de conciliar a prestação de serviços com a defesa dos interesses estudantis.

A autonomia do sistema português
1 – O tema da autonomia, muito frequentemente limitado à questão da autonomia da escola, talvez ganhe em compreensão e clareza no caso de aceitarem duas referências. A primeira é

Projecto de Bolonha na Universidade da Madeira
Alguns comentários 1. A minha primeira nota é para felicitar a Universidade da Madeira, pela qualidade do documento produzido e pela
A realização deste encontro na Madeira sublinha a importância da região como um espaço de referência para o debate académico internacional. Com decisões que terão um impacto direto nos estudantes europeus, esta série de reuniões reforçou o papel da ESU na defesa dos direitos estudantis e evidenciou o potencial da Madeira tanto como destino académico como enquanto centro global de discussão sobre o ensino superior.
Ricardo Freitas Bonifácio
ET AL.
Com fotografia de Mikael Kristenson.