Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Madeira acolheu encontro da European Students’ Union

Madeira acolheu encontro da European Students’ Union

Em janeiro, a Madeira recebeu um ciclo de reuniões da Direção da European Students' Union (ESU). O evento reuniu 15 representantes de diversos países para debater temas essenciais para o futuro do ensino superior na Europa.

A escolha da Madeira como sede de um encontro da European Students’ Union (ESU) resultou da colaboração prévia entre a instituição e a Federação Académica para a Informação e Representação Externa (FAIRe), que asseguraram que as infraestruturas da Universidade da Madeira e da ACADÉMICA DA MADEIRA reuniam as condições adequadas para a realização do evento. Para além disso, a localização geográfica e a importância histórica da ilha tornaram-na um destino atrativo para estas reuniões internacionais.

Ao longo do encontro, foram discutidos temas estruturantes para a ESU e para os estudantes europeus, como o desenvolvimento de políticas focadas na qualidade do ensino superior, o apoio a estudantes com deficiência e a valorização do ensino e formação profissional. De acordo com a Presidente da ESU, Íris Kimizoglu, também esteve em debate a estratégia de defesa da organização, incluindo a revisão das Normas e Diretrizes Europeias para a Garantia da Qualidade, o Guia do Utilizador ECTS e o reconhecimento de aprendizagens prévias. Internamente, abordou-se ainda a criação de uma rede de antigos estudantes da ESU, o plano de trabalho para os próximos anos e o desenvolvimento da Convenção Europeia de Estudantes.

A realização destas reuniões coincidiu com um momento decisivo para o ensino superior europeu, marcado pela atualização do Processo de Bolonha e pela recente legislação da União Europeia. Nesse contexto, a Presidente da ESU sublinhou que “os temas discutidos serão fundamentais para definir as ações da organização nos próximos anos”.

Os representantes da ESU tiveram ainda a oportunidade de se reunir com os representantes da ACADÉMICA DA MADEIRA, aprofundando o conhecimento sobre a realidade académica local. A estrutura e abordagem da academia madeirense surpreenderam positivamente os participantes, destacando-se a sua capacidade de conciliar a prestação de serviços com a defesa dos interesses estudantis.

A autonomia do sistema português

1 – O tema da autonomia, muito frequentemente limitado à questão da autonomia da escola, talvez ganhe em compreensão e clareza no caso de aceitarem duas referências. A primeira é

A realização deste encontro na Madeira sublinha a importância da região como um espaço de referência para o debate académico internacional. Com decisões que terão um impacto direto nos estudantes europeus, esta série de reuniões reforçou o papel da ESU na defesa dos direitos estudantis e evidenciou o potencial da Madeira tanto como destino académico como enquanto centro global de discussão sobre o ensino superior.

Ricardo Freitas Bonifácio
ET AL.
Com fotografia de Mikael Kristenson.

Palavras-chave