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Da teoria à prática: a transformação do ensino superior e a preparação para o futuro profissional

Da teoria à prática: a transformação do ensino superior e a preparação para o futuro profissional

João Rui Portugal de Almeida, estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, conta a sua experiência académica, passando pelo projeto "Fórmula Student FEUP".

A entrada no Ensino Superior marca a última etapa académica antes da inserção no mercado de trabalho e do mundo profissional, sendo um período repleto de desafios e decisões cruciais para o desenvolvimento pessoal de qualquer estudante. Este momento contempla, igualmente, uma transição significativa, caracterizada pelo aumento súbito de níveis de independência e ritmos de estudo variáveis, aliado à abordagem de temáticas consideravelmente mais complexas. Assim, torna-se uma mais-valia procurar opções que permitam um complemento curricular, tornando esta etapa mais eficiente e assegurando um retorno académico mais enriquecedor para eventuais projetos futuros na área de estudo.

Dada a insuficiente componente prática no ensino providenciado por muitas faculdades portuguesas, a participação em grupos de estudantes e atividades extracurriculares surge como uma solução indispensável para uma formação mais abrangente e completa.

A possibilidade de um estudante aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos nas diversas unidades curriculares em projetos que simulem parcialmente os desafios enfrentados por profissionais da área estabelece uma conexão crítica entre duas etapas consecutivas: a universidade e o mercado de trabalho. Neste sentido este tipo de experiência proporciona, acima de tudo, uma preparação mais sólida e preenche a lacuna entre a vertente teórica do ensino superior e as exigências práticas das empresas do setor.

Desta forma, o estudante tem a oportunidade de vivenciar uma breve introdução ao mundo do trabalho, nomeadamente através da gestão de projetos, do trabalho em equipa e da aquisição de metodologias práticas, contribuindo para uma transição mais suave de recém-licenciado para um profissional confiante e mais bem preparado para o mercado de emprego.

O meu nome é João Almeida e sou um estudante de 22 anos inserido no mestrado de Engenharia mecânica com especialização em estruturas aeronáuticas e de veículos, sendo que tive a oportunidade de integrar num projeto denominado por Fórmula Student FEUP. Este agrupamento representa uma das várias equipas de estudantes universitários a nível mundial, cujo principal objetivo é o desenvolvimento independente de um protótipo do estilo Fórmula para posterior competição em eventos da Formula Student, onde o protótipo é avaliado com base em fundamentos de engenharia e desempenho.

Esta experiência revelou-se única, permitindo a cada participante contribuir para a conceptualização e manufatura de um monolugar, bem como participar em eventos que contam com a presença de empresas emergentes e de renome no setor da competição automóvel, criando oportunidades valiosas para futuros profissionais.

Ao longo dos dois anos em que estive envolvido neste projeto, tive a oportunidade de vivenciar experiências exclusivas e adquirir um conjunto de conhecimentos técnicos no âmbito da Engenharia Mecânica, bem como desenvolver várias soft skills valorizadas pela indústria.

Esta aprendizagem foi enriquecida pelo contacto direto com profissionais, networking e discussões com docentes e colaboradores, proporcionando um complemento essencial à formação universitária.

Para além das amizades criadas, esta experiência forneceu-me ferramentas práticas para implementar uma metodologia de trabalho semelhante àquela que almejo no futuro, permitindo-me antecipar expectativas, identificar áreas de melhoria, alinhar preferências pessoais e uma consequente preparação mais competente enquanto futuro engenheiro.

A transformação do mundo do trabalho e o aumento das exigências profissionais por parte das empresas convidam a uma reformulação do ensino superior. O culminar do estudante sonhador, com perfil independente aliado à abertura das universidades portuguesas para apoiar e promover projetos extracurriculares, pressupõe a adoção de uma metodologia de ensino mais atual, inovadora e alinhada com a realidade do mercado.

Desta forma, será possível garantir um desenvolvimento mais sustentável das competências técnicas e transversais dos estudantes, preparando-os melhor para o futuro e contribuindo para impulsionar a indústria nacional e a sua capacidade de resposta.

João Rui Portugal de Almeida
Estudante do mestrado de Engenharia Mecânica
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Com fotografia cedida pelo autor.

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