Como é habitual, a Assembleia-geral recebeu os documentos orientadores para a execução da política de atividades e contas da ACADÉMICA DA MADEIRA, numa semana com boas notícias para a estrutura associativa, quando o prémio Boas Práticas Associativismo Jovem, na categoria de Associativismo Estudantil, foi divulgado pela Instituição, sendo a 7.ª vez consecutiva que a ACADÉMICA DA MADEIRA vence o prémio.
Os dados apurados junto da Mesa da Assembleia-geral em 2024, indicaram que, na reunião magna desta segunda-feira, 41 associados votaram a favor do Plano de Atividades para 2025 e 38 associados aprovaram o Plano de Orçamento para 2025. Registou-se, desta forma, o maior número de votos a favor para estes documentos nos últimos três anos de exercício. Em 2022, 22 associados votaram favoravelmente ao Plano de Atividades e ao Plano de Orçamento do ano seguinte. Em dezembro de 2023, 31 associados votaram a favor do Plano de Atividades e 34 aprovaram o Plano de Orçamento para 2024.
Não passou desapercebido o aumento dos votos contra, além da redução da abstenção. Nesta reunião, foram 28 e 31 votos contra, respetivamente. Perante um aumento da participação dos estudantes na assembleia, a ET AL. conversou com alguns deles.
A journey to Paradise
A journey to paradise foi o título do evento que a ACADÉMICA DA MADEIRA realizou em fevereiro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. Depois do lançamento da obra MADEIRA ILUSTRADA, que integrou o conjunto de eventos na capital europeia, a 2.ª edição chega aos leitores neste Natal.
Encontro Regional do Associativismo Juvenil e Estudantil reúne dezenas de jovens no Funchal
Entre 18 e 19 de novembro, numa iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de
Uma estudante de Gestão, que preferiu não revelar o seu nome, indicou que foi convidada a estar presente na Assembleia, por um estudante de outro ano do seu curso, mas “não sabia o que era, apenas pediu a mim e às colegas que votássemos contra o que seria apresentado”. A jovem refere que não conhecia os documentos e não se pronunciou sobre as peças durante o debate.
Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, mostrou-se satisfeito com a Assembleia pelo aumento da participação e “pela aprovação dos documentos”. Não deixou de referir “alguma surpresa” por “não terem sido apresentadas críticas aos documentos”, apenas “três pedidos de esclarecimentos que foram respondidos e satisfeitos”.
Apesar de todos os estudantes terem sido convidados a participar na execução, tendo a ACADÉMICA DA MADEIRA recebido propostas que foram incluídas no Plano de Atividades e no Plano de Orçamento, o líder estudantil esperava que houvesse discordância sobre algumas atividades ou outras sugestões. Durante as semanas de preparação, “através das propostas que recebemos”, o dirigente indicou que receberam ajustes, o que não aconteceu ontem, durante a discussão em Assembleia, na sequência da apresentação.
Vítor Sebastião Silva, estudante de Gestão e Vice-Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, ficou “satisfeito com a aprovação dos documentos”, registando como positiva a presença de “colegas de licenciatura, de mestrado e de doutoramento, que aprovaram as propostas”.
Carlos Diogo Pereira
Com Gonçalo Nuno Martins
ET AL.