O Ministério da Educação garantiu que os estudantes das instituições de ensino superior que perderam a acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) poderão continuar os seus estudos. As cinco instituições afetadas, incluindo o Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL), serão convocadas pela Direção-Geral do Ensino Superior para discutir o seu futuro.
A A3ES, que realiza avaliações periódicas, atribuiu avaliações negativas a estas instituições devido a insuficiências na gestão da qualidade e na investigação. A situação de cerca de 150 alunos no Instituto Superior de Administração e Línguas também suscitou preocupações específicas do Governo Regional da Madeira.

A Universidade mais “bolseira”
Alex Faria, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, escreve, no seu artigo mensal no ‘JM Madeira’, sobre os apoios sociais.

Alterações no curso de Biologia não retiram Laurissilva do currículo
Há poucos dias, foi noticiado que a UMa deixou de ter conteúdo temático sobre a Laurissilva. O Diretor do Curso de
O ministério reiterou que a continuidade dos percursos académicos dos estudantes está garantida, apesar das sanções aplicadas às instituições.
A A3ES é uma entidade independente em Portugal, criada em 2007 para avaliar e garantir a qualidade das instituições e dos cursos de ensino superior, assegurando que cumprem padrões mínimos de excelência e alinhamento com os critérios europeus. A agência é responsável pela acreditação de ciclos de estudo, pela avaliação periódica das instituições e pela promoção de uma cultura de qualidade e transparência no ensino superior, publicando os resultados das avaliações para garantir a confiança e a melhoria contínua do setor.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Marcel Eberle.