De acordo com o Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos (RAAA) da Universidade da Madeira (UMa), “os estudantes, que pretendam melhorar a classificação final que lhes foi atribuída, podem submeter-se a provas adicionais, devendo, para isso, efetuar a respectiva inscrição”.
A melhoria de nota numa disciplina “poderá ser efetuada ou na época de recurso do semestre letivo em que o aluno obteve aprovação, ou em época especial (neste caso apenas para alunos que, tendo reprovado até três UC (anuais ou semestrais), precisem da aprovação nas mesmas para obtenção do grau que frequentam, para alunos que fazem parte da Comissão Permanente do Conselho Pedagógico Universitário e para alunos recém-licenciados)”. Além disso, a melhoria pode ocorrer em qualquer época do semestre em que a disciplina funcionar no ano letivo seguinte.
“Pelo fim das taxas de admissão a provas de doutoramento”. A discussão da petição vai começar.
A Comissão Parlamentar de Educação e Ciência solicitou informações para várias estruturas associativas. A 6 de outubro, a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) entregou, à Assembleia da República,
Açores não cobra aos doutorandos para entrega da tese
Apesar dos protestos dos investigadores bolseiros, a Assembleia da República deu cartão vermelho às propostas que acabavam com as taxas de
A ACADÉMICA DA MADEIRA disponibiliza um esclarecimento sobre o RAAA. Os estudantes que pretendam realizar a inscrição para melhoria de nota na época normal do ano letivo 2023-2024 devem realizar o pagamento de 10 euros, existindo uma redução de 50% para os estudantes bolseiros. O processo é realizado através da plataforma InfoAlunos.
Qualquer dúvida sobre o processo poderá ser esclarecida pelo Gabinete de Apoio ao Estudante da Unidade de Assuntos Académicos.
Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Markus Spiske.