Vem pôr as Mãos na Terra

O projeto Mãos na Terra pretende criar oportunidades de colaboração entre diferentes disciplinas e áreas do conhecimento já presentes no campus universitário, nomeadamente biologia, botânica, ecologia, agronomia, arte, design, educação, matemática, engenharia e, entre outros, economia.

Mãos na Terra é uma horta universitária de convívio, aberta aos cidadãos em geral, localizada na Quinta de São Roque da Universidade da Madeira (UMa). É um projeto socioeducativo que envolve os moradores locais com os alunos e professores da Universidade no cultivo e administração de uma horta compartilhada e de convívio. É uma forma de abrir o espaço público do campus à vizinhança e um meio de partilhar conhecimentos e experiências, facilitando a ligação entre o campus e o tecido urbano envolvente. A horta é um lugar físico para permitir a construção de uma comunidade que, a partir do trabalho prático, aprende, em conjunto, temas relacionados com a ecologia. O Projeto integra-se no Programa Eco-Escolas da Universidade da Madeira e tem como parceiros o ISOPlexis- Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar da UMa e a Associação Académica da Madeira.

Projeto Greening the Curriculum: metade do lixo são beatas de cigarro

No âmbito do projeto Greening the Curriculum da ACADÉMICA DA MADEIRA, financiado pelo Programa de Inovação e Transformação Social (PRINT) da Direção Regional da Juventude (DRJ), e em cooperação com o Programa Eco-Escolas do Politécnico da Universidade da Madeira e contando com o apoio logístico do Departamento de Ambiente da

A primeira atividade do projeto decorreu a 14 de abril de 2023, ao fim do dia, reunindo cerca de 25 voluntários, entre adultos e crianças, estudantes e professores, nacionais e estrangeiros, membros da comunidade académica e vizinhos, todos contribuindo na recolha de ideias para a construção conjunta da horta. Nesse mesmo momento, foi preparado e plantado o primeiro canteiro da horta seguindo os princípios da agricultura biológica e da permacultura. Passados 20 dias, a 5 de maio, o mesmo local voltou a receber um grupo de voluntários para manter e acompanhar a evolução da horta e participar na partilha de conhecimentos e experiências sobre compostagem (transformação de resíduos orgânicos- cascas, folhas, ervas, caroços, restos de comida, etc.- em um fertilizante natural). Desta atividade resultou também a construção de uma pilha de compostagem, utilizando resíduos orgânicos da própria Quinta de São Roque, do Bar da Universidade da Madeira e trazidos de casa por alguns participantes. Próximas atividades estão previstas para a manutenção e ampliação da horta e da compostagem, assim como para abordar e dinamizar temas em torno da regeneração dos solos, defesa da agrobiodiversidade, práticas de cultivo sustentável, eficiência no uso da água, entre muitos outros.

Estilo de vida sustentável!

Acções promotoras da Qualidade de Vida e da Conscientização Socio ambiental Durantes muitos anos apelou-se à adopção de um estilo de vida saudável. Hoje, esse apelo estende-se não apenas à mudança de hábitos alimentares ou à prática desportiva, passando a incluir aquilo que compramos, o que usamos, a forma como

O projeto Mãos na Terra visa também criar oportunidades de colaboração entre diferentes disciplinas e áreas do conhecimento já presentes no campus universitário, nomeadamente biologia, botânica, ecologia, agronomia, arte, design, educação, matemática, engenharia e, entre outros, economia. Além disso, uma vez que as universidades tendem a estar excluídas da vida social local, este projeto pretende ainda criar uma experiência prática para aproximar e permitir a colaboração entre a comunidade académica e a comunidade local. Para isso, serão criadas algumas atividades à volta da horta e dos espaços envolventes, como palestras ao ar livre sobre temas importantes (alternativas ao uso de pesticidas, compostagem, princípios da permacultura, uso de sementes locais, etc.) e atividades paralelas (por exemplo, atividades criativas para crianças ou adultos) para envolver mais pessoas.

Hélder Spínola, Thiago Gomes e Elisa Bertolotti
Universidade da Madeira
Com fotografia de Jonathan Kemper.

LER MAIS
DESTAQUES