Procurar
Close this search box.

Projeto de prevenção na Universidade da Madeira

Alertar os alunos da Universidade da Madeira para o consumo excessivo de substâncias psicoativas é o objetivo geral deste projeto que deu os primeiros passos no ano letivo 2013/2014, com um grupo de alunos do Curso de Psicologia.

O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD) ministrou 2 sessões letivas no âmbito da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento II, através da articulação estabelecida com a professora Maria João Beja.

Nestas sessões foram abordados os conceitos relacionados com a prevenção das toxicodependências, as teorias subjacentes à prática preventiva e as estratégias de intervenção desenvolvidas na RAM. Na última sessão foi lançado um desafio aos alunos, que consistiu na apresentação de propostas de atividades que pudessem ser desenvolvidas na UMa.

O envolvimento dos alunos nas ideias apresentadas constituiu o ponto de partida deste projeto de prevenção do consumo de álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas, dirigido à população estudantil da Universidade da Madeira, que é apoiado pela Associação de Estudantes e pelo Núcleo de Estudantes de Psicologia (NEPUMa).

Os 16 alunos que abraçaram este desafio, participaram como agentes de prevenção, numa ação de formação que se realizou no mês de junho de 2014, para aprofundar os temas e planear a operacionalização das ações futuras.

A formação contemplou uma vertente prática, foram organizados grupos de trabalho e projetadas as iniciativas. Neste arranque do novo ano letivo 2014/2015, foram realizados encontros e o projeto esteve presente tanto no Arraial Académico da UMa, como na Feira da Saúde.

A designação do projeto ficou a cargo dos alunos bem como a preparação do logótipo e a criação de um grupo no Facebook de suporte à comunicação. Ao longo do ano, os alunos serão acompanhados por uma equipa técnica da UCAD, dando continuidade à formação inicial e apoiando a concretização das iniciativas previstas pelos 4 grupos de trabalho. O projeto prevê a continuação da disseminação de mensagens preventivas no contexto universitário, recorrendo à produção e divulgação de materiais diversos na área da prevenção, que serão posteriormente divulgados nas atividades preventivas por eles desenhadas.

Este grupo de alunos do Curso de Psicologia pretende marcar a diferença, assumindo um papel mais ativo junto da comunidade estudantil, compreendendo e reforçando a identidade e o papel do psicólogo nesta área que, apesar de alguma complexidade na procura de uma intervenção multifatorial, se encontra revestida de uma diversidade científica aliciante para os profissionais que nela atuam.

Alicia Freitas
Psicóloga

Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM

DESTAQUES