Pelo 5.º ano consecutivo, a ACADÉMICA DA MADEIRA foi distinguida com esse prémio nacional, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Ricardo Freitas Bonifácio, Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, que submeteu a candidatura da aplicação em novembro, destacou a participação de dezenas de voluntários no desenvolvimento e na operacionalização da ferramenta.
O líder estudantil partilhou a “distinção com todos os nossos colegas, que integram todas as nossas atividades, projetos e programas”. Vários colaboradores estão envolvidos no sucesso da aplicação, apoiando, “diretamente e indiretamente, o sucesso da aplicação que, anualmente, tem ganhado funcionalidades e atraído milhares de utilizadores”.
“Em Novembro, submetemos a nossa candidatura para concorrer, na região de Lisboa e Vale do Tejo, com dezenas de associações dessa zona” – Ricardo Freitas Bonifácio
Como destacado por Ricardo Freitas Bonifácio, a “Universidade da Madeira não possui uma aplicação móvel, mas com o nosso espírito empreendedor, a ACADÉMICA DA MADEIRA conseguiu desenvolver e manter uma ferramenta fundamental para a vida dos estudantes”.
93% dos finalistas recomendam a Universidade da Madeira. Estudo inédito foi realizado com 380 estudantes
Para assinalar as cerimónias que celebram o final do curso de mais de 400 estudantes no próximo sábado, 24 de junho, a ACADÉMICA DA MADEIRA tornou público os dados apurados pelo OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL, uma estrutura de estudo da ACADÉMICA DA MADEIRA. O Observatório inquiriu os estudantes finalistas da Universidade da Madeira (UMa) sobre as suas opiniões, o seu percurso académico, o curso e a Universidade, além das perspectivas e expetativas profissionais, académicas e pessoais. Entre os 409 estudantes finalistas da UMa, a taxa de resposta ao inquérito por questionário foi de 92%.
Assédio ou fraude: foi vítima de uma situação considerada ilegal, praticada na Universidade?
A Universidade da Madeira apresentou o Portal do Denunciante, uma plataforma que pretende “dar a possibilidade de serem denunciadas situações consideradas
A ACADÉMICA DA MADEIRA informou que a aplicação foi “criada e desenvolvida por estudantes e antigos estudantes de informática que são voluntários”, sendo uma aplicação “que é gratuita, é um sistema pioneiro em Portugal”, “o primeiro a interligar sistemas digitais de uma associação estudantil com as da sua instituição de ensino”.
Entre as várias funcionalidades, os promotores destacam o acesso a “informação sobre o ensino superior e apoio social; acesso a horários, calendário escolar”, a consulta de “transportes públicos para os campus da Penteada e de São Roque” como “algumas das funcionalidades a que milhares de estudantes da Universidade da Madeira têm acesso”.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.
Na imagem, Pedro Guilherme Andrade, responsável da Seção de Informática da ACADÉMICA DA MADEIRA.