Procurar
Close this search box.

Encontro com o Presidente da República acontece hoje

Marcelo Rebelo de Sousa recebe hoje os dirigentes associativos de Portugal, incluindo o Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, numa audiência com os representantes das Federações e Associações Estudantis, conforme nota de Belém.
Marcelo Rebelo de Sousa recebe a coleção HISTÓRIA DA MADEIRA, editada pela IMPRENSA ACADÉMICA, de Gonçalo Martins, antigo Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da ACADÉMICA DA MADEIRA, acompanhado por Alex Faria, antes da visita ao Colégio dos Jesuítas do Funchal.

O financiamento é o tema central das preocupações que o Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, Alex Faria, leva ao encontro com Marcelo Rebelo de Sousa. Segundo nota divulgada, “é indispensável um mecanismo de majoração que permita que os custos extraordinários da ultraperiferia e da insularidade possam ser compensados nessas universidades [Madeira e Açores], reforçando a coesão territorial e repondo direitos para promoção da igualdade de oportunidades entre as universidades do país”.

Outro ponto que o representante dos estudantes apresentará será o alojamento estudantil: “referi, há meses, o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), com o qual se criariam mais de 15 mil camas. Este conta com um reforço financeiro do PRR e poderia colmatar a falta de investimento numa oferta mais digna e acessível. Até ao momento, existem ainda poucas certezas de que o PNAES se irá concretizar na totalidade, devido ao evidente atraso na sua implementação”.

O encontro acontece pouco mais de um ano após o Presidente da República ter sido recebido pela ACADÉMICA DA MADEIRA no Colégio dos Jesuítas do Funchal, tendo a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo programa HERANÇA MADEIRENSE, a GAUDEAMUS e algumas publicações das editoras IMPRENSA ACADÉMICA e CADMUS.

A 4 de agosto de 2020, o movimento ACADÉMICAS., que a ACADÉMICA DA MADEIRA integra, foi recebido em Belém. Em abril de 2021, Alex Faria marcou presença em novo encontro com o Chefe do Estado, no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, participando por videoconferência.

Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES