Procurar
Close this search box.

9.º Congresso Florestal Nacional

10 a 14 de outubro, na Universidade da Madeira.

O 9.º Congresso Florestal Nacional constituirá uma oportunidade única de reflexão e de debate do estado atual da floresta portuguesa, dos desafios que esta enfrenta, dos modelos de floresta que o país, os setores, as regiões, as comunidades locais e os cidadãos ambicionam para o futuro. Abordará, também, as políticas necessárias para garantir que a floresta contribua para os objetivos do desenvolvimento sustentável e para a melhoria do bem-estar dos portugueses e do planeta.

Trata-se de uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, do Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza IP-RAM, da Universidade da Madeira e da Associação Florestal Insular.

Sustentabilidade da floresta portuguesa: valorizar, um desafio coletivo.

A floresta portuguesa encontra-se num momento decisivo para o seu futuro. Suporta um setor de atividade económica de grande expressão no tecido social e empresarial e na balança comercial do país, é incontornável na recuperação económica no pós-pandemia, fornece um vasto conjunto de serviços de ecossistema essenciais à sociedade portuguesa e constitui a base para o cumprimento das metas de políticas e acordos nacionais e internacionais na área do ambiente. Contudo, a floresta portuguesa está hoje mais do que nunca exposta à incerteza resultante de desafios conjunturais e riscos ambientais crescentes (bem como de falta de investimento, baixa produtividade e rentabilidade). Esta tensão exige decisões e transformações urgentes em vários planos a fim de assegurar a resiliência e sustentabilidade da floresta em Portugal, as quais dependem inevitavelmente da sua valorização.

Sendo pela primeira vez realizado na Região Autónoma da Madeira, o 9.º Congresso Florestal Nacional abordará também as especificidades da floresta da Madeira e da sua gestão, conservação e valorização.

Os Congressos Florestais Nacionais são organizados desde 1986 pela Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais acompanhado os desafios e interrogações que se têm colocado ao longo do tempo: “Floresta, Desafio de Longo Prazo” (Lisboa, 1986), “Floresta e Mudança” (Porto, 1990), “Os Recursos Florestais no Desenvolvimento Rural” (Coimbra, 1994), “A Floresta na Sociedade do Futuro” (Évora, 2001), “A Floresta e as Gentes” (Viseu, 2005), “A Floresta num Mundo Globalizado” (Ponta Delgada, 2009), “Floresta, Conhecimento e Inovação” (Vila Real e Bragança, 2013) e “Floresta em Português: Raízes do Futuro” (Viana do Castelo, 2017). A 9º edição do CFN será dedicada ao tema “Sustentabilidade da floresta portuguesa: valorizar para superar desafios”.

Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais
Com fotografia de Jay Wennington.

DESTAQUES