Procurar
Close this search box.

O papel dos jovens na mudança das alterações climáticas

Qual é o papel dos jovens na discussão sobre as alterações climáticas? Como em tudo não somos todos iguais nem pensamos da mesma maneira. Há quem faça e lute e se exponha dando a cara, há quem faça sem grande alarido o seu papel e há quem não se importe.

Existem muitos casos de jovens a lutarem pela mudança onde torna-se impossível deixar de referir o caso da jovem Greta Thunberg, ativista ambiental que luta em prol de um mundo melhor.

Muitos outros juntam-se a ela nesta luta mesmo que de forma mais reservada tentando, junto dos que lhes são mais próximos, mudar hábitos, atitudes e comportamentos. Contudo, são mais aqueles que continuam calados mas a deitar o lixo pela janela do carro.

Alguns jovens têm a preocupação de mudar a situação em que nos encontramos. Porém, o seu papel não se centra apenas neles próprios, querem, também, a mudança por parte dos adultos. Muitos destes que conservam a ideia de que o aquecimento global é uma invenção e que as temperaturas altas em época de Inverno são uma dádiva.

É difícil?

Sim, é. Mas nós temos o conhecimento e os meios para viver mais e melhor.

Comecemos pelos nossos locais de estudo e de trabalho, pelas nossas casas e pelos nossos comportamentos.

Sabemos reciclar? Fazemo-lo? Reduzimos o consumo de plásticos? Guardamos connosco o lixo quando não temos por perto um contentor? Fotocopiamos e imprimimos mesmo quando não sabemos se vamos mesmo disso precisar? Aderimos à fatura eletrónica? Poupamos água no banho e no jardim? Participamos em ações de reflorestação e limpeza das florestas ou praias? Façamos o teste e teremos a resposta.

O papel dos jovens tem que ser ativo e para tal basta ter 20 valores no teste acima!

Elisa Freitas
Aluna da UMa

DESTAQUES