Procurar
Close this search box.

30 anos da Universidade da Madeira

A Universidade da Madeira (UMa) foi criada pelo Decreto-Lei n.º 319-A/88, de 13 de setembro, tendo feito, portanto, 30 anos em setembro de 2018.

A instalação da UMa prolongou-se por oito anos, período em que conheceu três Comissões Instaladoras, a última das quais presidida pelo professor João David Pinto Correia, recentemente falecido, a quem aqui presto aqui pública homenagem.

Após a fase de instalação, que terminou a 13 de maio de 1996, com a homologação dos Estatutos da UMa, houve que consolidar e desenvolver um projeto académico centrado no reforço do seu corpo docente e da sua qualificação, na atividade de investigação científica e na transferência do conhecimento para a sociedade.

Atualmente, 98,6% dos docentes da carreira universitária são doutorados; 83,3% dos docentes da carreira politécnica são doutorados ou detentores do título de especialista; e, quando consideramos o conjunto de todos os docentes, em equivalente a tempo integral (ETI), 81,3% são doutorados.

Em matéria de oferta formativa, o primeiro curso da UMa foi a licenciatura em Educação Física e Desporto, que se iniciou em 1989-90. Nos anos seguintes, a Universidade ampliou o número de áreas de formação e de cursos universitários, atualmente integrados em quatro Faculdades (Artes e Humanidades, Ciências Exatas e das Engenharias, Ciências Sociais, e Ciências da Vida). Em todo este processo, houve sempre a preocupação de ajustar a oferta educativa aos interesses e procura por parte dos estudantes e às alterações das necessidades de trabalho da Região.

A UMa passou a disponibilizar também formação de cariz politécnica, com a integração, em 2004, da Escola Superior de Enfermagem da Madeira. Em 2015, criou a Escola Superior de Tecnologias e Gestão, de modo a permitir a oferta de cursos técnicos superiores profissionais e de outros cursos politécnicos noutras áreas para além da saúde.

A par da disponibilização de cursos nas principais áreas do saber, temos tido a preocupação de projetar uma imagem diferenciadora da Instituição, através de ofertas no âmbito de áreas específicas de interesse estratégico para a RAM.

Atualmente, a UMa tem acreditados 20 licenciaturas, 21 mestrados, 8 doutoramentos e 9 cursos técnicos superiores profissionais, oferecendo, ainda, pós-graduações e cursos breves.

A criação da Universidade da Madeira veio permitir o acesso à formação superior por parte de milhares de jovens Madeirenses cujas famílias não teriam possibilidades de custear os seus estudos fora da Região. Mas não só. Pela reconhecida e certificada qualidade da sua formação, a UMa é todos os anos escolhida por muitas centenas de novos estudantes, que, independentemente da sua condição financeira ou classe social, a veem como a instituição ideal para realizar a sua formação académica de ensino superior.

Para além desse aspeto fundamental, de democratização do acesso ao ensino superior, a UMa desempenha um papel essencial na formação dos quadros superiores de que a Região necessita, na promoção da cultura, na internacionalização e na investigação, inovação e transferência do conhecimento para as empresas e a sociedade. A isto acresce o impacto económico direto na Região, provindo do seu orçamento anual, de mais de 17 milhões de euros.

Hoje é inquestionável o papel das instituições de ensino superior no desenvolvimento das regiões e na manutenção e atração para estas do capital humano qualificado.

Por tudo isto, as comemorações dos 30 anos da UMa devem constituir uma oportunidade privilegiada para aumentar a divulgação da sua atividade, para homenagear personalidades que foram determinantes na sua construção, e para reforçar a sua ligação aos antigos alunos. São estes os nossos principais embaixadores e que, certamente, muito se orgulharão com o contínuo aumento do prestígio, nacional e internacional, daquela que será sempre a sua Universidade.

Que todos nós, docentes, funcionários e alunos, continuemos a empenhar-nos e a trabalhar para construir uma Universidade cada vez melhor.

José do Carmo
Reitor da UMa

DESTAQUES