Procurar
Close this search box.

Leguminosas

As leguminosas constituem um grupo alimentar muito importante, da qual fazem parte o feijão, o grão-de-bico, as favas, as lentilhas, as ervilhas, entre outros.

Destacam-se por serem ricas em hidratos de carbono de absorção lenta, têm elevado teor protéico, embora de menor valor biológico que o da carne ou o do peixe. São ainda uma boa fonte de vitaminas do complexo B, ricas em minerais como o ferro e o magnésio, e grandes fornecedoras de fibras alimentares, apresentando claramente grandes vantagens para a saúde.

Devido ao seu elevado teor de fibra e hidratos de carbono de absorção lenta, acabam por ser muito saciantes, auxiliam na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, e ajudam a reduzir o colesterol.

O consumo regular destes alimentos, juntamente com a fruta e os hortícolas, tem sido associado a um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro.

As recomendações são: pelo menos 1 porção por dia, que equivale a 3 colheres de sopa de leguminosas cozinhadas (cerca de 80g) por dia.

Não é assim tão difícil de atingir estas recomendações. Pode adicionar a sopas ou purés, utilizá-las para enriquecer pratos de arroz e de massa ou por si só como acompanhamento.

Assim, para uma alimentação saudável ter… leguminosas deve comer.

Bruno Sousa
Nutricionista

DESTAQUES