
FCT bate recorde histórico com execução de mais de 800 milhões de euros em 2024
A FCT atingiu um marco histórico em 2024 ao executar mais de 800 milhões de euros, apesar de cortes orçamentais e desafios no financiamento da ciência em Portugal.
A FCT atingiu um marco histórico em 2024 ao executar mais de 800 milhões de euros, apesar de cortes orçamentais e desafios no financiamento da ciência em Portugal.
Já está a ser aplicada a medida do Governo da isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto do Selo (IS) para jovens.
O Concurso Estímulo ao Emprego Científico é um programa promovido pela FCT, que visa oferecer contratos a termo certo para investigadores. Com os contratos a terminar, há quatro investigadores a aguardar pela futura integração ou dispensa por parte da UMa.
Os resultados parecem ter ficado muito longe do esperado pela UMa. A FCT divulgou os resultados provisórios do Concurso FCT-Tenure e a UMa teve três vagas atribuídas.
O PEÇO A PALAVRA, uma produção da ACADÉMICA DA MADEIRA na TSF, trata do investimento em investigação e desenvolvimento com especial destaque para a situação dos jovens investigadores portugueses.
A crise de alojamento estudantil no nosso país continua a agravar-se. Apenas 32% das necessidades de camas estão asseguradas para o próximo ano letivo, conforme deram conta, em julho, o DN de Lisboa e o Público.
Pela crescente escassez de professores e visando garantir que milhares de alunos não fiquem semanas ou meses sem aulas, o Governo anunciou medidas de emergência, como o pagamento das propinas a 2 mil jovens que queiram seguir a carreira docente.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação revelou que a dívida da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) a instituições de ensino superior e investigação científica totaliza 98,7 milhões de euros, destacando um cenário preocupante de atrasos significativos nos pagamentos.
A Alfândega do Porto acolheu, esta semana, o Encontro Ciência 2024, onde esteve Fernando Alexandre. À porta, o Ministro foi recebido por investigadores membros da ABIC que reclamavam por melhores condições no trabalho científico e no Ensino Superior em Portugal.
Bolsas de estudos, acumulação de horas letivas com investigação, incentivos à carreira docente para doutores e mestres e processo de reconhecimento mais simples das habilitações de estudantes, são algumas das medidas apresentadas.