UMa cancela exames e encerra na terça-feira

A aplicação ACADÉMICA notificou todos os utilizadores sobre o alerta vermelho e o encerramento da Universidade da Madeira (UMa). A reitoria cancelou a atividade letiva e as avaliações no Campus Universitário da Penteada para terça-feira, 6 de junho.

Sílvio Fernandes informou, por correio eletrónico, que “a Universidade da Madeira estará encerrada amanhã”, terça-feira, em função do “agravamento das condições atmosféricas”, “considerando que as autoridades da RAM decretaram o encerramento dos estabelecimentos escolares”. O reitor adianta que “as atividades escolares calendarizadas serão naturalmente reagendadas”.

Às 15:49 desta segunda-feira chegou à nossa redação a informação do reitor a “comunicar que, preferencialmente, a partir das 17 horas, deverão ser dadas por concluídas as atividades letivas e laborais na Universidade da Madeira, excecionando-se as que, em cada serviço e unidade orgânica, sejam consideradas como imprescindíveis para o seu funcionamento.”

Como se posiciona face ao futuro e à vida?

Na vida assume, tendencialmente, o papel de condutor ou de passageiro? Ainda que não tenha controlo sobre todos os acontecimentos, pode decidir como se posiciona face aos mesmos, ou seja, se assume uma postura mais proativa ou mais reativa. O futuro é um projeto de autor. Não vale fazer cábula

A motivar a indicação da Reitoria está o agravamento das condições atmosférias, “com a previsão de aumento da precipitação a partir das 18h”, segundo o alerta da Proteção Civil Regional.

Sílvio Fernandes remeteu ontem uma informação à Academia sobre o aviso vermelho, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O instituto previa, “a partir da tarde de dia 5 e até meio da tarde de dia 6, precipitação forte e persistente (com acumulados que poderão ser superiores a 100 mm), por vezes acompanhada de trovoada e vento forte do quadrante sul (com rajadas até 75 km/h, sendo até 95 km/h nas terras altas), com maior impacto nas vertentes sul e nas terras altas da ilha da Madeira, suscetível de originar deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas”.

Docentes e investigadores estão a alertar as suas equipas para o aviso vermelho, indicando o teletrabalho como alternativa para evitar deslocações ao Campus Universitário da Penteada. O reitor, em mensagem enviada à Academia, apelou “para que todos estejam atentos às informações oficiais sobre este assunto e que sigam as recomendações de segurança, publicitadas pela Proteção Civil”.

O aviso vermelho foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera no domingo

Já hoje, Sílvio Fernandes deu indicações aos professores para que aulas e avaliações previstas para o período após as 17:00 sejam reagendadas.  Embora “não tenha sido decretado o encerramento na RAM dos estabelecimentos escolares […], as atividades, na Universidade da Madeira, prolongam-se até às 22h, com muitos dos seus estudantes, funcionários e docentes a terem de se deslocar para concelhos fora do Funchal”, sensibilizou o reitor.

O IPMA emitiu um comunicado sobre a depressão Oscar que provocará um agravamento do estado do tempo no arquipélago da Madeira. Segundo o Instituto, de acordo com os “critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades da época 2022-2023, foi atribuído pela AEMet o nome OSCAR a uma depressão complexa que deverá ter o núcleo principal com 999hPa, centrado em 34.3°N e 23.5°W, dia 5 de junho de 2023 às 15:00UTC, transportando uma massa de ar tropical com um conteúdo em vapor de água excecionalmente elevado, resultando assim no agravamento do estado do tempo nos arquipélagos das Canárias e da Madeira”.

Empadão de peixe, outra vez?

Remonta a 2008 um dos textos mais comentados desta publicação. O “Empadão de Peixe” traria à discussão, audível, frontal, inédita e necessária, os serviços prestados pelo sector de alimentação da Universidade da Madeira. Hoje, uma década depois, estão as sugestões e reclamações a serem ouvidas e tratadas? Ou vamos pelo

A Proteção Civil alerta a população “recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação”. No caso de “inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte o 112”. Nas deslocações em viatura particular, a autoridade regional indica “reduza a velocidade, conduzindo com precaução devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha atenção aos lençóis de água que podem formar-se, não conduza ou estacione em zonas propícias a inundações”.

Em informação anterior da UMa, às 12:52 de segunda-feira a Reitoria indicava que, “de acordo com as indicações da Proteção Civil, vimos comunicar que mantém o normal funcionamento da Universidade, até nova avaliação que será realizada por volta das 20:00 de hoje. Apelamos, no entanto, para que sejam observadas as recomendações de segurança, emanadas pela Proteção Civil”, informação entretanto atualizada.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Jessica Knowlden.