Procurar
Close this search box.

De partida com o rs4e

No primeiro dia do Curso Intensivo, a expetativa dos estudantes inscritos é palpável, rumo a três dias de formação e trabalho em Empreendedorismo. O Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial é uma oportunidade de formação desenvolvida pela Startup Madeira e pelo Governo Regional, no âmbito do projeto rs4e
Alguns participantes da 13.ª edição do rs4e.

Ainda o Sol mal raiava sob o Campus Universitário da Penteada, já a pala do Madeira Tecnopolo fervilhava de atividade com 70 jovens estudantes a serem recebidos pelos técnicos da Startup Madeira. O objetivo: frequentar três dias de formação e prática intensiva em Empreendedorismo e Inovação Empresarial.

Entre livros e filmes

Desde a concepção do primeiro filme que muitas obras literárias foram passadas para o formato de película. Muitas delas foram bem-sucedidas e marcaram gerações, tornando-se ícones do cinema, tais como Frankenstein (1931) ou até Bram Stocker’s Dracula (1992). No género de aventura, os heróis britânicos James Bond e Sherlock Holmes

Afonso Câmara, estudante de Línguas e Relações Empresariais na UMa, deseja ter “uma boa base na área da gestão, que faz parte do meu curso. […] Espero poder tirar um pouco daquilo que não aprendo no curso […] para depois poder aplicar no futuro. Criar uma empresa, quem sabe!”, revela.

Silvana Gonçalves e Laura Silva, colegas de curso de Afonso, relevam também que o curso intensivo tem uma aplicação já no âmbito da licenciatura que estão a frequentar.  “Temos algumas cadeiras na área do Empreendedorismo e queremos aproveitar algumas dicas que estamos a aprender para usar já ao nível dessas cadeiras, para podermos ter melhores notas a nível universitário”, refere Silvana, com a concordância da colega Laura. Esta completa, explicando o seu objetivo de “participar no rs4e é aprender alguma coisa para eu aplicar na minha vida […] no futuro gostava de ter uma empresa e gostava de aplicar o conhecimento que aprender aqui”.

Começou ontem três dias de formação intensiva para dezenas de universitários

Noutro grupo de estudantes, está Micaela Abreu, que frequenta Educação Física e Desporto. “Inscrevi-me neste projeto porque acho que é interessante ouvir as formações para saber como é que se monta um negócio. Ainda estou à espera para ver o que é que vamos aprender, ou seja, o que é que é preciso para montar efetivamente um negócio e depois como é que eu posso relacionar isso com o meu curso”. Questionada sobre o futuro, esclarece “acho que vai ser […] bom ver como é que depois eu utilizo isto mais à frente, no meu curso, para ver como é que eu faço funcionar isto”.

Desporto universitário, que futuro?

Os projectos desportivos devem ser implementados consoante a realidade de cada instituição. De facto, “dar um passo maior do que a perna” resulta inevitavelmente num prejuízo muitas vezes irremediável e poucas vezes assumido. As colectividades madeirenses têm vivido tempos austeros e de grande dificuldade para poderem pôr em prática as

70 selecionados de 101 estudantes inscritos no Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial, que se realiza pela 13.ª vez. No autocarro do rs4e, lá foram eles rumo ao Vila Galé de Santa Cruz, para uma nova experiência formativa.

Entrevistas realizadas por Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Pedro Pessoa.

DESTAQUES