Foram 68 os editores e livreiros que levaram até aos jardins do Palácio de Belém obras e autores de língua portuguesa, representando 253 marcas editoriais em 122 bancas, como referiu a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
ACADÉMICA DA MADEIRA participa na Festa do Livro de Belém
Entre 31 de agosto e 3 de setembro, com entrada livre, a residência oficial do Presidente da República, o Palácio Nacional de Belém, recebe a Festa do Livro. A IMPRENSA ACADÉMICA e a CADMUS, editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA, participam no evento com dezenas de obras editadas nos últimos anos. Em simultâneo, acontece “Book 2.0 #The Future of Reading”, um evento que pretende “virar a página”.
Numa iniciativa da Presidência da República e da APEL, a 6.ª edição da Festa do Livro contou, pela primeira vez, com a presença da IMPRENSA ACADÉMICA e da CADMUS, editoras da ACADÉMICA DA MADEIRA. O facto de serem as únicas editoras fora do território continental que estavam representadas no evento, foi assinalado pelos participantes e pela organização.
Na quinta-feira, 31 de agosto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou o evento, acompanhado do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. Para receber a comitiva, no espaço das editoras madeirenses, estava o Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA, Ricardo Freitas Bonifácio, com a sua equipa de voluntários que tornou possível a preparação e a participação no evento.
Marcelo Rebelo de Sousa cumprimentou os presentes e comprou os três números da coleção VIDAS (DES)CONHECIDAS. Além dos seus exemplares, ofereceu outros três ao Ministro da Cultura. Em março, Pedro Adão e Silva conheceu as edições da IMPRENSA ACADÉMICA e da CADMUS na sua visita a Feira do Livro do Funchal.
A APEL, paralelamente à 6.ª edição da Festa do Livro, organizou o Book 2.0: “a leitura reside na base de quem somos. Individual e coletivamente. É um direito humano universal e é na receita do seu consumo diário que conquistamos a capacidade de transformar as nossas vidas e do mundo que nos rodeia”. O evento, devido ao sucesso e à grande participação do público, deverá ter uma segunda edição em 2024.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Salvador Freitas e da Presidência da República.