No sábado, 14 de junho, pelas 18:00, o Teatro Municipal de Baltazar Dias acolhe um concerto especial da Orquestra Clássica da Madeira. A ocasião marca a estreia do clarinetista Carlos Ferreira — Clarinete Principal da prestigiada Orquestra Real Concertgebouw de Amesterdão — com esta formação regional. A direção musical estará a cargo de José Eduardo Gomes, maestro convidado e também clarinetista de reconhecida carreira. O programa reúne duas obras de referência da música clássica: o célebre Concerto para Clarinete e Orquestra de Mozart e a imponente Sinfonia n.º 3 – Heroica de Beethoven.
Este concerto adquire um significado adicional ao associar-se às comemorações dos 30 anos da ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro. Integrado no projeto “Orquestra Solidária”, a iniciativa presta homenagem não só à missão humanitária da ACREDITAR, mas também às milhares de famílias que enfrentam diariamente os desafios da oncologia pediátrica. Com o Alto Patrocínio do Presidente da República, este gesto cultural simboliza o compromisso da Orquestra com as causas sociais e o seu papel ativo junto da comunidade.
Orquestra Clássica da Madeira apresenta um Recital com flauta e marimba
É já nesta quarta-feira que a Orquestra Clássica da Madeira apresenta um concerto extraordinário de música de câmara.
Legno Duo apresenta recital único de violino e marimba na baía do Funchal
O Legno Duo, composto pela violinista Joana Costa e pelo percussionista Duarte Santos, apresenta um recital único de violino e marimba,
Carlos Ferreira, reconhecido internacionalmente, tem colaborado com artistas como Hilary Hahn, Emmanuel Pahud e Alice Sara Ott, e tocado sob a batuta de maestros de renome mundial. O seu percurso inclui passagens por orquestras como a Philharmonia Orchestra de Londres e a Orquestra Nacional de Lille. Com ele, sobe ao palco um repertório exigente, que reforça o prestígio artístico da temporada da Orquestra Clássica da Madeira e coloca a Região no mapa dos grandes concertos europeus.
A entrada é livre para estudantes do Conservatório-Escola das Artes da Madeira, mediante apresentação do respetivo cartão e de acordo com a lotação da sala. O concerto promete ser não apenas um momento de excelência artística, mas também um tributo à esperança, à solidariedade e ao poder transformador da música.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia cedida pela Orquestra Clássica da Madeira.
