Procurar
Close this search box.

Orquestra Clássica da Madeira com destaque no sábado

Sábado, às 18:00, há concerto da Orquestra Clássica da Madeira no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira. O destaque vai para dois convidados: o maestro Cesário Costa e o pianista António Rosado.

Orquestra Clássica da Madeira apresenta neste próximo sábado, 25 de junho, um programa eclético e vibrante com os convidados, o maestro Cesário Costa, que desde 2013 tem uma colaboração assídua com a orquestra e que recentemente obteve o seu doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese “Noble et Sentimental: Pedro de Freitas Branco e a problemática da interpretação na música de Maurice Ravel”; e o pianista António Rosado que marca assim, passados quatro anos, o seu reencontro com a nossa orquestra.

Para este concerto, a Orquestra Clássica da Madeira apresenta, em estreia moderna, a abertura de José Joaquim de Oliveira Paixão, que embora tenha nascido em Lisboa por volta de 1770, passou parte da sua vida profissional no Funchal, onde veio a falecer cerca de 1833; o Concerto n.º 20 in D minor de Wolfgang Amadeus Mozart, e do mesmo compositor a famosa Sinfonia n.º 40 in G major. Obras maiores e inspiradas destes distintos compositores europeus pelas mãos dos convidados e músicos da Orquestra Clássica da Madeira, obras que revelam maturidade e virtuosismo e que poderão ser ouvidas a partir das 18:00 do dia 25 de junho, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

Este concerto especial na temporada, representa aquilo que a Orquestra Clássica valoriza enquanto responsável pela programação de uma instituição. Por um lado, a interpretação de obras de antologia de repertório de orquestra e, por outro lado, a integração de repertório de novas obras na programação como é o caso da abertura de José de Oliveira Paixão, e o espaço que é dado aos intérpretes portugueses que têm revelado carreiras de destaque dentro e fora de Portugal.

No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório Escola Das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante e disponibilidade da sala. Este é o nosso contributo para o que consideramos ser importante que na formação dos jovens em geral e dos jovens músicos em particular, estes possam ter acesso a estas manifestações culturais de destaque.

Os bilhetes custam entre 20€ e 5€ e estão disponíveis na GAUDEAMUS do Colégio dos Jesuítas, de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00-18:00, e no dia no local a partir das 16:00.

Orquestra Clássica da Madeira
com fotografia de Cesário Costa.

DESTAQUES