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Projeto para alinhar o ensino superior ao mercado de trabalho em Portugal

Projeto para alinhar o ensino superior ao mercado de trabalho em Portugal

Portugal avança com um projeto para alinhar o Ensino Superior às exigências do mercado de trabalho, visando aumentar a empregabilidade e reduzir o subemprego entre os licenciados.

De acordo com dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a taxa de empregabilidade dos licenciados em Portugal situava-se nos 91,4% em 2022, refletindo uma recuperação após os impactos da pandemia. No entanto, persistem desafios relacionados com a adequação das competências ao mercado de trabalho, uma vez que cerca de 25% dos jovens licenciados referem estar subempregados, ou seja, a trabalhar em funções abaixo do seu nível de qualificação, segundo um estudo da OCDE. Estes dados sublinham a importância de projetos que promovam um alinhamento mais eficaz entre o Ensino Superior e as necessidades do mercado laboral.

Considerando o tema da empregabilidade, a DGEEC, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), a Comissão Europeia e a OCDE anunciaram o lançamento do projeto “Promover um Ensino Superior mais adaptado ao mercado de trabalho: rumo a um melhor sistema de projeção de competências”. Este projeto, financiado pela União Europeia através do Instrumento de Assistência Técnica, será implementado pela OCDE em parceria com a Direção-Geral de Apoio às Reformas Estruturais da Comissão Europeia.

O evento de lançamento terá lugar no dia 21 de janeiro, entre as 9:30 e as 13:05, no Teatro Thalia, em Lisboa. Contará com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho. As inscrições, que estão limitadas à capacidade do espaço, devem ser realizadas até 16 de janeiro através de formulário remoto. O evento incluirá interpretação em inglês e português para garantir a acessibilidade a todos os participantes.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Kyle Gregory.

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