Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Investigador da UMa integra conferência internacional de Física dos Plasmas

Investigador da UMa integra conferência internacional de Física dos Plasmas

Pedro Almeida, docente da UMa, representará Portugal no Comité Científico Internacional da ESCAMPIG, uma das mais prestigiadas conferências em Física dos Plasmas de Baixa Temperatura.

Pedro Almeida, docente da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira (FCEE-UMa) e coordenador do Grupo de Plasmas de Alta Pressão do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, foi eleito para representar Portugal no Comité Científico Internacional da ESCAMPIG (Europhysics Conference on the Atomic and Molecular Physics of Ionized Gases), uma das mais prestigiadas conferências mundiais na área da Física dos Plasmas de Baixa Temperatura. O mandato prolonga-se por seis anos, nas edições de 2026, de 2028 e de 2030.

Desde a sua primeira edição em 1973, em Versalhes, a ESCAMPIG tem-se destacado como um espaço de excelência, reunindo especialistas internacionais para a partilha de conhecimento em processos atómicos e moleculares de gases ionizados, investigação fundamental e aplicada, métodos de diagnóstico, tecnologias e interação plasma-superfície. A próxima edição será acolhida na Madeira, de 7 a 11 de julho de 2026, reforçando o posicionamento da região como destino de destaque para eventos científicos internacionais.

O polo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, sediado no Departamento de Física da FCEE-UMa, integra seis investigadores doutorados, focados na teoria e modelização numérica da interação entre plasmas de alta pressão e elétrodos.

A nomeação de Pedro Almeida sublinha não apenas a sua excelência enquanto investigador, mas também o papel crescente da Universidade da Madeira e do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear no panorama científico internacional da Física dos Plasmas.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Zoltan Tasi.

Palavras-chave