Docente da UMa distinguida na área da Física Aplicada

Docente e Investigadora da UMa é líder emergente na área da Física Aplicada e uma das mais promissoras da sua geração

A Prof.ª Doutora Helena Kaufmann, investigadora da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira (UMa) e Coordenadora do Polo na UMa do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, foi identificada como líder emergente na sua área de investigação e uma das investigadoras mais promissoras da sua geração, pelo Conselho Editorial da Journal of Physics D: Applied Physics (J. Phys. D) e pela comunidade de física aplicada, tendo sido convidada a participar no número especial da J. Phys. D, dedicado aos Emerging Leaders, com um artigo de investigação original.

Com um fator de impacto de 3.207, a J. Phys. D é uma revista internacional líder, que reporta investigação multidisciplinar de ponta em todas as áreas da física aplicada desenvolvida por muitos cientistas eminentes.

O seu Conselho Editorial é constituído pelos principais cientistas internacionais na área da física e liderado por Huiyun Liu, da University College London.

Helena Kaufmann obteve o grau de Mestre em Física pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine, em 2012, e o Doutoramento em Física, pela Universidade da Madeira, em 2019.

Enquanto estudante de Doutoramento realizou um estágio de oito semanas no Centro de Investigação e Desenvolvimento da Siemens Corporate Technology em Erlangen, na Alemanha, tendo a sua tese se centrado na interação plasma-cátodo em arcos de vácuo e descargas unipolares e, em particular, na modelação numérica de manchas catódicas em descargas de vácuo e na aplicação e modelação de conceitos semelhantes a arcos unipolares em condições relevantes para a fusão.

Atualmente, é investigadora júnior e Coordenadora do Pólo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear na UMa, desde 2019.

Os seus atuais interesses de investigação focam-se nos domínios da interação plasma-elétrodo em descargas de arco de alta pressão e a modelação numérica.

Fonte: Universidade da Madeira.

OS NOSSOS PARCEIROS
A NOSSA EQUIPA