Os estudantes do Instituto Politécnico do Porto (IPP) têm-se mobilizado contra o regresso de um professor despedido após acusações de assédio sexual. O retorno do docente gerou uma onda de indignação entre a comunidade estudantil, que considera a decisão desrespeitosa para as vítimas e para o ambiente académico. Os estudantes têm expressado as suas preocupações tanto nas redes sociais quanto em manifestações, exigindo respostas mais transparentes e uma posição mais firme do IPP.
A administração do IPP justificou a reintegração do professor com base em questões legais, afirmando que, sem uma condenação judicial definitiva, o docente não poderia ser afastado em caráter permanente. Segundo o IPP, o retorno obedece aos procedimentos normativos e visa garantir os direitos individuais do professor. No entanto, esta explicação não tem sido suficiente para aplacar a inquietação dos estudantes, que questionam a eficácia das políticas institucionais para assegurar um ambiente seguro e livre de assédio.
Casos de violência continuam a preocupar estudantes
Esta semana um estudante relatou que teve a sua viatura alvo de um ataque ao sair do Campus Universitário durante a noite. No verão de 2022, o Reitor da Universidade da Madeira referia ter “aumentado a insegurança nas imediações” do edifício da Penteada, facto que tem sido experimentado pela comunidade académica.
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A Federação Académica do Porto (FAP) manifestou-se solidária com os estudantes do IPP, sublinhando que a segurança e o bem-estar da comunidade académica devem estar acima de quaisquer formalidades legais. A FAP defende que as instituições de ensino superior devem adotar medidas mais rigorosas e eficazes para combater o assédio, prevenindo que situações semelhantes prejudiquem o ambiente académico. Para a federação, o regresso do docente coloca em causa a confiança dos estudantes nas políticas institucionais de proteção e reforça a urgência de regulamentações mais claras e eficazes.
Este caso lança luz sobre o desafio que muitas instituições de ensino enfrentam ao tentar equilibrar os direitos individuais e o dever de garantir um ambiente saudável e inclusivo. O desfecho desta situação pode não apenas definir a resposta do IPP, mas também estabelecer um precedente sobre como as instituições de ensino superior devem abordar as denúncias de assédio e proteger a integridade e bem-estar da comunidade académica.
Luís Eduardo Nicolau
Com Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Keagan Henman.