Carga horária, programas, horários e tempo de estudo avaliados pelos estudantes

Carga horária, programas, horários e tempo de estudo avaliados pelos estudantes

Continuando a divulgação dos resultados do INQUÉRITO ANUAL AOS FINALISTAS DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA são revelados os dados sobre a satisfação sobre o funcionamento do curso.

Nas questões sobre o grau de satisfação dos finalistas em relação ao curso, solicitou-se que avaliassem, numa escala de “0” a “5”, a sua satisfação relativamente ao funcionamento do mesmo, sendo que “0” indica total insatisfação e “5” total satisfação.

De forma geral, a maioria dos finalistas inquiridos revelou sentir-se satisfeita com os conteúdos programáticos das disciplinas. As avaliações nas faixas de “3” e “4” agregaram a maior parte das respostas favoráveis, sugerindo que, na sua maioria, os conteúdos são adequados e relevantes para a formação dos estudantes. Nesta questão, deve-se realçar positivamente o curso de Ciências de Educação e, de forma negativa, o curso de Design.

Algumas áreas geraram um nível considerável de descontentamento, como a carga horária do curso, especialmente nos cursos de Comunicação, Cultura e Organizações (com 23 estudantes inquiridos) e de Enfermagem. O tempo disponível para o estudo individual e o calendário de avaliações, apresentações e exames, este último em particular para o curso de Línguas e Relações Empresariais, foram identificados como problemáticos também. Este número elevado de finalistas que manifestou descontentamento com estas questões poderá sublinhar, mais uma vez, a necessidade de reavaliar e, possivelmente, ajustar a gestão da sobrecarga de atividades do curso.

Finalmente, é importante salientar que o curso de Ciências da Educação é aquele que os estudantes mostraram ter o maior nível de satisfação relativamente ao seu funcionamento em geral.

O INQUÉRITO ANUAL AOS FINALISTAS DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA foi realizado, entre 3 e 31 de maio de 2024, pelo OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL, uma estrutura de investigação da ACADÉMICA DA MADEIRA, sobre diversos aspetos do percurso académico dos estudantes inquiridos. A amostragem consistiu em 400 inquéritos através de uma plataforma eletrónica, especialmente desenvolvida para este fim pela ACADÉMICA DA MADEIRA. A técnica de amostragem utilizada foi por conveniência, focando-se exclusivamente nos estudantes que estão a concluir os seus cursos na Universidade da Madeira e inscreveram-se, de forma voluntária, para as cerimónias da GRADUAÇÃO, promovidas pela ACADÉMICA DA MADEIRA. Os resultados completos do inquérito podem ser solicitados ao OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL.

Diogo Nuno Freitas
com Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Devin Avery.

Palavras-chave