90% dos estudantes satisfeitos com a UMa

90% dos estudantes satisfeitos com a UMa

O OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL publicou os resultados do INQUÉRITO ANUAL AOS FINALISTAS DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA. O primeiro resultado é sobre a satisfação global dos estudantes

Este inquérito integra-se na estratégia do OBSERVATÓRIO da ACADÉMICA DA MADEIRA, cuja missão é fornecer uma visão detalhada e abrangente sobre o percurso dos estudantes. De acordo com os dados recolhidos em maio de 2024, 90% dos estudantes inquiridos expressam recomendação positiva da Universidade da Madeira (UMa), enquanto 10% indicam o sentido contrário.

Estes dados estão em consonância com os resultados do inquérito realizado em 2023, quando cerca de 92% dos inquiridos recomendaram-na, enquanto 8% não o fizeram.

Os dados recolhidos neste estudo são cruciais para que a Universidade da Madeira e investigadores possam compreender a experiência vivida pelos estudantes e, com isso em consideração, planear estratégias que possam melhorar a formação académica e a integração futura dos mesmos no mercado de trabalho. Além disso, o inquérito também pretende captar as expectativas e as intenções dos finalistas inquiridos relativamente ao seu futuro profissional.

Este relatório procura, portanto, refletir o perfil dos estudantes finalistas inquiridos e oferecer um retrato fiel das suas experiências, aspirações e perspetivas, servindo como uma ferramenta para futuras melhorias e ajustes na oferta educativa e no funcionamento da Universidade da Madeira.

O INQUÉRITO ANUAL AOS FINALISTAS DA UNIVERSIDADE DA MADEIRA foi realizado, entre 3 e 31 de maio de 2024, pelo OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL, uma estrutura de investigação da ACADÉMICA DA MADEIRA, sobre diversos aspetos do percurso académico dos estudantes inquiridos. A amostragem consistiu em 400 inquéritos através de uma plataforma eletrónica, especialmente desenvolvida para este fim pela ACADÉMICA DA MADEIRA. A técnica de amostragem utilizada foi por conveniência, focando-se exclusivamente nos estudantes que estão a concluir os seus cursos na Universidade da Madeira e inscreveram-se, de forma voluntária, para as cerimónias da GRADUAÇÃO, promovidas pela ACADÉMICA DA MADEIRA. Os resultados completos do inquérito podem ser solicitados ao OBSERVATÓRIO DA VIDA ESTUDANTIL.

Diogo Nuno Freitas
com Luís Eduardo Nicolau
ET AL.
Com fotografia de Devin Avery

Palavras-chave