Média negativa em Biologia e Geologia nos Exames Nacionais

Média negativa em Biologia e Geologia nos Exames Nacionais

Os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais foram anunciados a 15 de julho. Mais estudantes realizam o de Biologia e Geologia, uma das provas mais usadas para aceder a cursos da área de Saúde, mas a média ficou abaixo dos 10 valores.

Os resultados da primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. No total, foram realizadas 236 mil provas de 25 disciplinas, entre as quase 292 mil inscrições na primeira fase dos exames nacionais, classificadas por 8810 professores. As médias em 13 dos exames nacionais subiram em relação ao ano anterior e 24 tiveram classificação média positiva, com pelo menos 10 valores.

Biologia e Geologia,  uma das provas mais usadas para aceder a cursos da área da Saúde, foi a única prova com média negativa, fixando-se nos 9,9 valores. Foi o exame que representou a maior queda, destacando-se também pelo maior número de provas realizadas, com cerca de 37.730 estudantes examinados. No lado oposto, com a melhor nota foi para os estudantes de Desenho A, cuja média foi de 14,4 valores.

Com uma subida significativa, Matemática A registou uma média de 12,1 valores, quando no ano passado se ficou pelos 11 valores, colocando-a entre as cinco disciplinas com melhores resultados, entre as que tiveram mais de 2500 testes realizados. Já o Português baixou de 12,5 valores para 11,1 valores, comparando a mesma fase em 2023.

Entre as disciplinas mais concorridas, Física e Química A contou com mais de 33 mil estudantes, alcançando uma média de 11,6 valores, uma ligeira subida de 0,4 valores em relação ao ano anterior. Também com nota positiva, estiveram as disciplinas de Economia A (12,7 valores), História A (12,4 valores), Matemática B (11,5 valores) e MACS – Matemática Aplicada às Ciências Sociais (11,8 valores). Nas disciplinas com menos de 2 mil alunos, Mandarim (iniciação) voltou a liderar a tabela das médias mais elevadas, com 28 alunos a obterem uma média de 17 valores.

A avaliação das componentes orais dos exames de línguas estrangeiras contou com 13.382 avaliações, a maioria em Inglês e Espanhol.

Este ano, os alunos do 12.º ano continuaram a realizar os exames necessários como provas de ingresso nos cursos superiores a que pretendem candidatar-se. Já os alunos do 11.º ano regressaram ao modelo pré-pandemia, em que os exames nacionais são utilizados tanto para acesso ao ensino superior quanto para a aprovação das disciplinas, com um peso de 30% no cálculo da nota final.

As candidaturas ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior começam na próxima semana e os resultados desta primeira fase serão divulgados a 25 de agosto. A segunda fase dos exames nacionais inicia-se na próxima quinta-feira e decorre até 24 de julho, destinada a quem faltou à primeira fase ou precisa de repetir exames.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Nik.

Palavras-chave