A medida entrou em vigor a 1 de janeiro de 2024 e pretende melhorar o apoio regional à mobilidade, facilitando o acesso aos transportes públicos, sobretudo às camadas mais jovens e mais séniores da população madeirense.
Com a publicação, em JORAM, do novo tarifário, verifica-se que o Governo passará a oferecer a maior número de jovens e a pessoas idosas o passe dos transportes públicos.
Novo financiamento da UMa pode ter novidades, omissões e perplexidades
O estudo de um novo modelo de financiamento do sistema de ensino superior português foi anunciado por Elvira Fortunato, em 2022. Segundo avançado pelo Público, “a grande novidade do novo modelo é mesmo a criação dos contratos-programa de desenvolvimento, que têm um pendor regional”.
Dívida da FCT a instituições de ensino superior e investigação está próximo dos 99 milhões de euros
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação revelou que a dívida da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) a instituições
Crianças e jovens entre os 12 e os 23 anos serão beneficiários de transportes grátis quando, até este ano, o passe era gratuito apenas para crianças até aos 12 anos. É de notar, contudo, que jovens dos 18 aos 23 anos só beneficiarão de passe gratuito se forem estudantes num estabelecimento de ensino da Região Autónoma da Madeira.
É do interesse do Governo Regional dar maior autonomia aos mais jovens e fomentar o uso dos transportes públicos, aliviando as famílias madeirenses do encargo do transporte diário entre casa e a escola.
Todos os residentes da Madeira com mais de 65 anos, reformados ou pensionistas de qualquer regime da segurança social, cujo rendimento mensal seja igual ou inferior a 240 euros beneficiam.
Queres pedir a devolução da propina através do prémio salarial de valorização das qualificações? Milhares de estudantes estão a pedir
Conforme anunciado pelo governo, “jovens trabalhadores residentes em Portugal, portuguesas ou estrangeiras, e com idade até aos 35 anos podem pedir um prémio salarial por terem obtido graus académicos de licenciatura ou mestrado”. Prevendo-se uma despesa de 215 milhões de euros, a medida deverá apoiar cerca de 250 mil estudantes através da devolução do preço da propina ao longo do trabalho.
Pela liberdade académica: uma homenagem aos estudantes que lutaram e lutam pelas causas do Ensino Superior
Nos dias 29 e 30 de novembro, uma instalação no átrio da Universidade da Madeira pretende prestar homenagem às lutas estudantis
Finalmente, com a alteração do tarifário, todos os passes sociais urbanos (dentro de um só município) passarão a custar 30 euros e todos os passes interurbanos (intermunicipais) custarão 40 euros.
Como efeito secundário, pretende-se que o Funchal, e outras áreas urbanas com elevado tráfego, sintam progressivamente menor constrangimento automóvel, pela predileção dos transportes coletivos aos particulares.
Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Mediocre Studio.