Procurar
Close this search box.

Dezenas de estudantes podem beneficiar da Bolsa de Alimentação e da Bolsa Escolar

Como um bom desempenho académico depende dos acessos aos materiais escolares e uma boa nutrição, a Bolsa de Alimentação e a Bolsa Escolar regressam, mais um ano, para ajudar os estudantes madeirenses a fazer face às despesas.

Anualmente, a ACADÉMICA DA MADEIRA disponibiliza a Bolsa de Alimentação e a Bolsa Escolar para ajudar os estudantes da Universidade da Madeira a fazer face às despesas alimentares e escolares que têm no decorrer do seu ano letivo.

Sendo que a UMa é a instituição de Ensino Superior mais bolseira de Portugal, ou seja que maior taxa de beneficiários de bolsa de estudos, é imprescindível este tipo de apoio para melhorar a gestão das despesas dos nossos estudantes na frequência do Ensino Superior.

Este apoio permite aos estudantes aliviar a pressão exercida para que se foquem no que é mais importante para a evolução da sua carreira académica, o estudo. Desta forma, constitui-se desde a sua criação, como uma iniciativa da ACADÉMICA DA MADEIRA à mitigação dos problemas da desistência e do abandono escolar neste nível de ensino, tendo já apoiado centenas de estudantes com milhares de refeições diárias.

“mitigação dos problemas da desistência e do abandono escolar”

A Bolsa de Alimentação consiste na entrega de vales de refeição que os estudantes podem utilizar nos inúmeros parceiros da Edenred – Euroticket. A Bolsa Escolar vem a aumentar os acessos dos alunos mais carenciados ao material de estudo e da sala de aula. Esta tem como objetivo um apoio através da oferta de fotocópias e impressões. A seriação dos beneficiários destas medidas de apoio da ACADÉMICA DA MADEIRA é feita de forma sigilosa, mantendo a imparcialidade da atribuição bem como o respeito pela privacidade do candidato.

Transporte gratuito para jovens: um passo importante

Mensalmente a ACADÉMICA DA MADEIRA tem um espaço de opinião no JM Madeira Ricardo Freitas Bonifácio Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA escreve este mês sobre a nova medida do governo que garante transporte gratuito para os estudantes até aos 23 anos mas sem a responsabilidade do Estado

A ACADÉMICA DA MADEIRA acredita que a ação social é fundamental, principalmente para os alunos mais carenciados, evitando constrangimentos e dificuldades psicológicas. É necessário um Ensino Superior mais equitativo e que todos tenham as mesmas oportunidades, justificando a manutenção desta bolsa há tantos anos.

Os estudantes podem fazer a sua candidatura através do portal bolsas.pt, desenvolvido pelos nossos voluntários.

Ricardo Freitas Bonifácio
Presidente da Direção da ACADÉMICA DA MADEIRA
Com fotografia de Matthew Waring.

DESTAQUES