Procurar
Close this search box.

Programas de Intervenção para a Promoção da Saúde em Famílias de Crianças e Adolescentes

A Universidade da Madeira (UMa), através da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), irá dinamizar no dia 16 de setembro, das 9:00 às 12:30, a conferência “Programas de Intervenção para a Promoção da Saúde em Famílias de Crianças e Adolescentes em Contexto Escolar baseados na Atividade Física”.

Esta conferência terá lugar na Sala do Senado, no piso – 2 do Campus da Penteada, e enquadra-se no âmbito do Projeto PHASE – Promoting Health and Access to Sport Equipment.

É direcionada a professores de Educação Física, profissionais de Atividade Física e Desporto, alunos de licenciatura e de mestrado na área da Educação Física e Desporto e demais interessados.

O programa da conferência contempla uma breve apresentação do Projeto PHASE, por Adilson Marques, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-UL); e duas comunicações, a cargo de Francisco Santos (FCS-UMa) e de Miguel Peralta (FMH-UL), intituladas, respetivamente, “Intervenções em Contexto Escolar com Envolvimento da Família na Promoção da Atividade Física em Crianças e Adolescentes: Uma Revisão Sistemática” e “Intervenções Realizadas em Contexto Escolar para a Promoção da Atividade Física: Exemplo do PHASE”.

De seguida, terá lugar uma mesa redonda, dedicada à “Importância da Promoção da Atividade Física na Escola e na Comunidade”, com moderação a cargo de Helder Lopes (FCS-UMa).

A conferência termina com algumas observações finais, da responsabilidade de Élvio Rúbio Gouveia (UMa/ITI-LARSyS).

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até dia 15 de setembro, através do formulário disponível aqui.

Sobre o Projeto PHASE

Recorde-se que, o projeto PHASE teve início em janeiro de 2021, prologando-se até dezembro de 2023, e é financiado pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus+ Sport. Tem como objetivo promover e potenciar a atividade física e a igualdade de acesso às instalações desportivas em toda a União Europeia através da abertura de instalações desportivas escolares à comunidade e do desenvolvimento e implementação de um programa educacional a partir das escolas, centrado na família, focado na promoção da atividade física, que tire o máximo proveito de recursos escolares subutilizados, nomeadamente instalações desportivas, equipamentos e materiais.

O consórcio do projeto é constituído pela FMH-UL (líder do projeto), UMa, University of Latvia (Letónia), Faculty of Physical Culture, Palacky University Olomouc (República Checa), Universidad Isabel I (Espanha), e University School of Physical Education (Polónia).

Texto da Universidade da Madeira
Com fotografia de Bruno Nascimento.

DESTAQUES