Jornadas de Ecocidadania e Desenvolvimento Sustentável:diálogo para uma escola cidadã
5 – 7 de Julho de 2022
Como se aprende a ser ecocidadão? A ecocidadania aprende-se em casa, na rua, no ónibus, no campo ou na praia, na tv ou na internet… É verdade, mas é a escola que está (ou deve estar) equipada para contribuir, de forma estruturada, para a edificação de cidadãos responsáveis – desde os mais jovens até aos mais idosos – cidadãos mais ativos e comprometidos com as causas ambientais e de sustentabilidade. É assim que a escola acompanha, completa e corrige o processo de aprendizagem (não formal) na escola da vida. Se a vida ensina o quê a escola explica o porquê.
Nos primeiros níveis de ensino, o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade identifica esta como “uma vertente fundamental da educação, como processo de sensibilização, de promoção de valores e de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, numa perspetiva do desenvolvimento sustentável”.
Deste modo, a educação ambiental é a construção de “valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
Educar é uma missão coletiva. Educar para a cidadania é uma missão do Estado. Educar para a ecocidadania é uma responsabilidade comum das gerações presentes, que tem como beneficiários as gerações futuras.
Este é o pano de fundo das jornadas sobre “Ecocidadania e Desenvolvimento Sustentável: diálogo para uma escola cidadã”, que contará com painéis temáticos organizados em dois eixos: – eixo da educação e eixo da ecocidadania.
Evento gratuito com inscrição obrigatória | Informação adicional no portal do evento.