As palavras-chave permitem que o leitor tenha acesso aos artigos que foram classificados com esse vocábulo enquanto etiqueta. Dessa forma, o repositório digital de notícias da ET AL. é filtrado para que o leitor consulte o grupo de artigos que corresponde à palavra-chave que selecionou. Em alternativa, pode optar pela procura de termos na barra de pesquisa.

Etiqueta Selecionada

Jornadas

Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa

Ensino 4.0: Transição Digital será o tema das Jornadas, uma escolha que resultou da sua relevância nas atuais agendas pedagógicas e da grande centralidade que adquiriu com a pandemia do Covid-19. O salto qualitativo que se anunciava, há muitos anos, com o cruzamento do ensino tradicional com as novas tecnologias de informação tornou-se mais rápido e amplo do que se previa. A discussão sobre o impacto da adoção das novas tecnologias no ensino e na aprendizagem, sobre o potencial associado à combinação de momentos síncronos e assíncronos na aprendizagem com recurso a modelos de blended e flipped learning, ou sobre os contornos da acreditação de cursos a distância, por exemplo, tornou-se obrigatória. As Jornadas Pedagógicas têm como principal objetivo promover uma discussão alargada sobre o impacto da transição digital no Ensino Superior. O evento será organizado por forma a privilegiar a troca de opiniões e a partilha de experiências. Haverá num primeiro momento uma palestra de um orador convidado, que abordará genericamente o tema. No final desta palestra será reservado tempo suficiente para permitir um período de discussão envolvendo a audiência. Depois, serão realizadas três sessões temáticas. Estas iniciam-se com uma mesa-redonda a qual lançará uma discussão alargada do tema específico tratado. As sessões previstas são as seguintes: • Sessão 1: Transição digital no ensino superior. Impacto nos processos de ensino-aprendizagem. • Sessão 2: Tecnologia e pedagogia. Blended-learning, modelos híbridos/mistos. • Sessão 3: Ensino a distância: metodologias pedagógicas, avaliação, aspetos legais e acreditação dos ciclos de estudo. Apelamos à participação nas Jornadas Pedagógicas de toda a comunidade académica da ULisboa. Os participantes são ainda chamados a preparar e enviar um poster digital sobre o tema de uma das sessões, com base em normas de apresentação a divulgar em breve. A preparação e o envio de um poster não é obrigatório e não condiciona a participação no evento. Os posters serão disponibilizados previamente e durante as Jornadas por meios virtuais e poderão enriquecer as discussões em cada sessão. A entrada é livre mas sujeita a inscrição.

LER MAIS...

Jornadas Ecocidadania e Desenvolvimento Sustentável

Jornadas de Ecocidadania e Desenvolvimento Sustentável:diálogo para uma escola cidadã 5 – 7 de Julho de 2022 Como se aprende a ser ecocidadão? A ecocidadania aprende-se em casa, na rua, no ónibus, no campo ou na praia, na tv ou na internet… É verdade, mas é a escola que está (ou deve estar) equipada para contribuir, de forma estruturada, para a edificação de cidadãos responsáveis – desde os mais jovens até aos mais idosos – cidadãos mais ativos e comprometidos com as causas ambientais e de sustentabilidade. É assim que a escola acompanha, completa e corrige o processo de aprendizagem (não formal) na escola da vida. Se a vida ensina o quê a escola explica o porquê. Nos primeiros níveis de ensino, o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade identifica esta como “uma vertente fundamental da educação, como processo de sensibilização, de promoção de valores e de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, numa perspetiva do desenvolvimento sustentável”. Deste modo, a educação ambiental é a construção de “valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”. Educar é uma missão coletiva. Educar para a cidadania é uma missão do Estado. Educar para a ecocidadania é uma responsabilidade comum das gerações presentes, que tem como beneficiários as gerações futuras. Este é o pano de fundo das jornadas sobre “Ecocidadania e Desenvolvimento Sustentável: diálogo para uma escola cidadã”, que contará com painéis temáticos organizados em dois eixos: – eixo da educação e eixo da ecocidadania. Evento gratuito com inscrição obrigatória | Informação adicional no portal do evento.

LER MAIS...
OS NOSSOS PARCEIROS