Procurar
Close this search box.

Jornadas Pedagógicas da Universidade de Lisboa

Ensino 4.0: Transição Digital será o tema das Jornadas, uma escolha que resultou da sua relevância nas atuais agendas pedagógicas e da grande centralidade que adquiriu com a pandemia do Covid-19.

O salto qualitativo que se anunciava, há muitos anos, com o cruzamento do ensino tradicional com as novas tecnologias de informação tornou-se mais rápido e amplo do que se previa. A discussão sobre o impacto da adoção das novas tecnologias no ensino e na aprendizagem, sobre o potencial associado à combinação de momentos síncronos e assíncronos na aprendizagem com recurso a modelos de blended e flipped learning, ou sobre os contornos da acreditação de cursos a distância, por exemplo, tornou-se obrigatória.

As Jornadas Pedagógicas têm como principal objetivo promover uma discussão alargada sobre o impacto da transição digital no Ensino Superior. O evento será organizado por forma a privilegiar a troca de opiniões e a partilha de experiências. Haverá num primeiro momento uma palestra de um orador convidado, que abordará genericamente o tema. No final desta palestra será reservado tempo suficiente para permitir um período de discussão envolvendo a audiência. Depois, serão realizadas três sessões temáticas. Estas iniciam-se com uma mesa-redonda a qual lançará uma discussão alargada do tema específico tratado.

As sessões previstas são as seguintes:
• Sessão 1: Transição digital no ensino superior. Impacto nos processos de ensino-aprendizagem.
• Sessão 2: Tecnologia e pedagogia. Blended-learning, modelos híbridos/mistos.
• Sessão 3: Ensino a distância: metodologias pedagógicas, avaliação, aspetos legais e acreditação dos ciclos de estudo.

Apelamos à participação nas Jornadas Pedagógicas de toda a comunidade académica da ULisboa. Os participantes são ainda chamados a preparar e enviar um poster digital sobre o tema de uma das sessões, com base em normas de apresentação a divulgar em breve. A preparação e o envio de um poster não é obrigatório e não condiciona a participação no evento.

Os posters serão disponibilizados previamente e durante as Jornadas por meios virtuais e poderão enriquecer as discussões em cada sessão.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição.

DESTAQUES