Procurar
Close this search box.

É sempre Natal, desde que assim o queiramos

O Natal é uma época de muito Amor e Magia!

Decorar a casa, enfeitar a árvore, fazer o presépio, confecionar os doces típicos, ir ao Circo, divertir-se no parque de diversões, trocar as prendas com os amigos secretos, conviver com os familiares e amigos, e presentear aqueles que mais amamos, fazem parte da alegria e do entusiasmo que se vive na época natalícia.

Nessa época as prendas adquirem um significado tão importante que os desejos da maioria das pessoas refletem-se apenas em objetos materiais, e no consumismo exagerado.

Devemos incutir desde cedo às nossas crianças, a importância de valorizar e apreciar as coisas mais simples da vida, as que não têm preço. Podemos presentar aqueles que mais estimamos com verdadeiras prendas de carinho e amizade, que estão ao alcance de todos nós. Ofereça-lhes o seu tempo, ajuda, conforto, lealdade, atenção e dedicação.

Todos nós tendemos a esquecer os bens materiais, e as “coisas” que nos oferecem, mas recordamo-nos das maiores alegrias, das maiores gargalhadas, das melhores conversas, e dos melhores momentos que partilhamos com os nossos amigos e familiares.

Existem outras prendas valiosas tais como o exemplo das nossas ações, comportamentos e atitudes, enquanto pais, amigos, colegas e professores.

Assim como educar e informar sobre os riscos e malefícios do comportamentos aditivos e dependências, potenciar as competências pessoais e sociais dos jovens, e dotá-los de ferramentas para estarem aptos a tomar decisões conscientes e responsáveis para a sua vida, livre de vícios.

Mónica Melim
Psicóloga do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM

DESTAQUES