Procurar
Close this search box.

Estilo de vida sustentável!

Acções promotoras da Qualidade de Vida e da Conscientização Socio ambiental

Durantes muitos anos apelou-se à adopção de um estilo de vida saudável. Hoje, esse apelo estende-se não apenas à mudança de hábitos alimentares ou à prática desportiva, passando a incluir aquilo que compramos, o que usamos, a forma como nos divertimos e a modo como nos relacionamos com o ambiente.

A qualidade de vida está intimamente relacionada com a qualidade ambiental sendo influenciada por factores culturais, sociais, geográficos e históricos. O mundo tem mudado vertiginosamente não apenas pelo avanço da ciência e da tecnologia, mas também pelas mudanças profundas no mundo económico, político e social fazendo com que, nos últimos anos, as questões ambientais e de promoção de práticas e iniciativas sustentáveis tenham ganhado voz.

Apela-se ao uso inteligente dos recursos naturais. Exige-se compromisso ético-ambiental. Promove-se, não apenas os estilos de vida saudáveis, mas sobretudo os estilos de vida sustentáveis.

Neste contexto, têm sido desenvolvidas algumas acções promotoras da qualidade de vida e da conscientização socioambiental não apenas com inciativas de educação ambiental mas também acções de reflorestação diversas.

O programa You Print, We Plant, cujo objectivo passa por devolver à natureza o número de árvores equivalentes à quantidade total de papel utilizado no serviço de cópias autónomo – You Print – tem reunido, mensalmente, dezenas de voluntários nas serras do Funchal. Em parceria com o Parque Ecológico do Funchal, têm sido desenvolvidas não apenas actividades de plantação no terreno, mas também actividades de viveiro, de controlo de espécies invasoras e até mesmo de recolha de lixo e marcação de percursos pedestres.

Desde o início desde programa, em 2018, já foram plantadas algumas centenas espécies de flora indígena, como os Loureiros, as Faias, as Leitugas, os Massarocos, os Goivos da Rocha, as Isoplexis e as Estreleiras, permitido a sensibilização de jovens portugueses e estrangeiros para a importância na participação de acções que ajudam a diminuir a pegada ambiental e a transmissão de valores fundamentais como o companheirismo e o espírito de equipa, levando a que as boas práticas ambientais ultrapassem os muros da universidade.

Com o apoio:
Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Marcos Nascimento
ACADÉMICA DA MADEIRA

DESTAQUES