Procurar
Close this search box.

Serviço Voluntário Europeu

No dia 12 de Setembro de 2013, a Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) foi acreditada pela União Europeia como entidade de acolhimento de envio e de coordenação no Serviço Voluntário Europeu (SVE), tornando-se assim na quarta organização não-governamental a desenvolver o SVE na Região Autónoma da Madeira (RAM). Com o objectivo de proporcionar novas experiências através do voluntariado europeu aos jovens madeirenses e aos jovens europeus que irá receber, a AAUMa manifestou, junto da União Europeia, o seu interesse em desenvolver o voluntariado na RAM.

O SVE é uma acção do Programa Juventude em Ação, promovido pela União Europeia que permite aos jovens levar a cabo um serviço de voluntariado com uma duração até 12 meses num país que não o seu país de residência. Este serviço tem como objectivo desenvolver a solidariedade e promover uma cidadania activa. Para além de trazer benefícios para as comunidades locais, os voluntários adquirem novas competências e aprendem novas línguas, para além disso, é uma óptima oportunidade para descobrirem outras culturas. Os princípios e práticas de aprendizagem não formal devem estar presentes ao longo de todo o projecto.

Um projecto do SVE pode ter incidência em áreas bastante distintas, tais como, a cultura, a juventude, o desporto, o serviço social, o património cultural, a arte, a protecção civil, o ambiente, a cooperação para o desenvolvimento, entre outras.

A AAUMa não restringiu este serviço de voluntariado aos estudantes da Universidade da Madeira, pelo que antigos estudantes e todos os residentes do arquipélago podem participar. O único pré-requisito é que sejam jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos e com residência legal na RAM. Os voluntários são seleccionados independentemente da sua origem ou do seu contexto. É importante referir que um voluntário pode apenas participar numa actividade do SVE. No entanto, os voluntários que participarem em actividades com uma duração inferior a 2 meses podem participar em mais do que uma actividade desde que a duração total dos períodos do serviço não exceda os 12 meses.

O SVE não tem qualquer custo para os voluntários, visto que o alojamento, as refeições principais e o transporte dentro da localidade onde será realizado o voluntariado estão garantidos. Além disso, os voluntários irão receber um subsídio cujo valor varia de acordo como país de destino. Por exemplo, os voluntários que a AAUMa acolher terão o seu alojamento pago na Residência Universitária, os almoços e jantares pagos, o transporte dentro da cidade do Funchal, caso seja necessário, e um subsídio mensal de 95 euros (valor que foi definido pela UE para o voluntariado em Portugal).
 
Os interessados em obter mais informações sobre o Serviço Voluntário Europeu podem agendar uma reunião connosco. Para isso basta dirigir-se ao nosso Secretariado, de Segunda a Sexta-feira, das 10 horas às 14 horas ou consultar a hiperligação: http://www.sve.aauma.pt.

Gonçalo Quintal
Alumnus

DESTAQUES