Procurar
Close this search box.

O que é ser voluntário?

Cozinhar uma refeição a quem nem os ingredientes pode comprar, socorrer completos desconhecidos pondo em risco a sua própria vida, oferecer companhia a pessoas que se sentem sós, recolher alimentos à porta de supermercados durante horas, ou simplesmente levar um simples cão a passear…

Ser voluntário é das actividades mais gratificantes que alguém poderá alguma vez praticar, pois não só existe o benefício natural aos outros, como promove a auto-motivação e o desenvolvimento da personalidade, remunerações essas que são das mais importantes que um indivíduo poderá receber durante toda a sua vida.

Estás a pensar em voluntariar-te? Precisas apenas de 3 aspectos: perseverança nos momentos difíceis, humildade nos momentos felizes e dedicação total em todos esses momentos…
No decorrer do processo, estarás ainda numa situação de aprendizagem constante, quer a nível técnico, quer a nível de relações inter-pessoais, aprendizagem essa que consecutivamente te trará muita experiência de vida.

O bom voluntário é ainda completamente desprendido de interesses próprios, recusando por princípio extrair qualquer benefício pessoal (que prejudique outros) e/ou qualquer tipo de remuneração, esperando apenas a felicidade de todos os envolvidos como retribuição pelo trabalho prestado.

Existem inúmeras opções em que te podes voluntariar e a escolha depende apenas de ti, pois serás certamente bem recebido e ser-te-ão dadas todas as condições para que desenvolvas um bom trabalho, em prol da causa que abraçaste. Usa as capacidades que a tua formação, emprego ou condição física proporcionam para fazeres uma escolha ainda mais adequada, extraindo ainda mais valor de ti próprio(a) para oferecer melhores condições à sociedade em que vives.

Se já fizeste a tua escolha, procura que familiares, amigos ou até conhecidos se juntem a ti e à causa que abraçaste, pois quanto maior for o número de colaboradores, maior será o vosso impacto e consequentemente o resultado do vosso esforço e da vossa dedicação, além de que poderão partilhar experiências entre si, tornando o próprio voluntariado ainda mais interessante.

Arrisca, verás que não sairás defraudado do tempo e esforço que investiste.

“Ser voluntário, é apelar ao que a humanidade tem de melhor: a partilha, o auxílio, a compreensão, a evolução… Torna-te um membro activo da sociedade em que te inseres, colabora para o melhoramento do bem-estar geral, e, no processo, sente a gratificação única de ver alguém um pouco mais feliz por um simples gesto teu.”

Paulo Silva
Estudante de Economia

DESTAQUES