Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Winter School 2025 na Madeira: Turismo sustentável e inovação digital em destaque

Winter School 2025 na Madeira: Turismo sustentável e inovação digital em destaque

A Winter School 2025 na Madeira oferece uma experiência única de aprendizagem sobre turismo sustentável e inovação digital, combinando formação académica com imersão cultural e ambiental na ilha.

A Universidade da Suíça Italiana (USI), em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Universidade da Madeira, o Instituto Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e o Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra, organiza a Winter School 2025 na Madeira, de 9 a 16 de fevereiro de 2025. Este programa visa explorar o turismo em ilhas, utilizando Madeira como estudo de caso, e analisar como as tecnologias digitais podem promover experiências turísticas sustentáveis, com foco nos aspetos ambientais e culturais.

O currículo da Winter School inclui visitas a locais emblemáticos da ilha, como a Laurissilva da Madeira, classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO, e a Reserva da Biosfera de Santana, reconhecida pela UNESCO desde 2011. Estas visitas permitirão aos participantes compreender a importância da preservação ambiental e cultural, bem como o papel das tecnologias digitais na promoção de um turismo sustentável.

Half-tourist-half-local

Being a volunteer has a somehow schizophrenic side to it: you’re local and tourist at the same time. European Volunteers come from abroad and are living and volunteering in a

Além das visitas, o programa oferece experiências práticas, como a degustação de vinhos locais, incluindo marcas como Blandy’s Madeira, e a exploração da tradição secular do bordado madeirense. Estas atividades proporcionam uma imersão nas tradições culturais da ilha, destacando a relevância de preservar e promover o património cultural através de práticas turísticas sustentáveis.

As candidaturas para a Winter School 2025 aconteceram até ao final de novembro de 2024. Os interessados enviaram um currículo e uma carta de motivação. As taxas de participação variam entre 435 euros, que incluem o programa de formação, as refeições e o programa social, e 950 euros, que adicionam alojamento em quarto individual. Esta iniciativa representa uma oportunidade única para estudantes e profissionais aprofundarem os seus conhecimentos sobre turismo sustentável em contextos insulares, com ênfase na aplicação de tecnologias digitais.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de David Becker.

Palavras-chave