Procurar
Close this search box.

Ação do Dia Nacional do Estudante: Hora do Planeta

A 20 de março de 2024, a ACADÉMICA DA MADEIRA organizou uma ação de reflorestação no Parque Ecológico do Funchal, por ocasião da celebração do Dia Nacional do Estudante (24 de março) e à Hora do Planeta. Esta ação está integrada no programa PEGADA VERDE, ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade.

O Instituto do Mar e da Atmosfera, no seu boletim, indicou fevereiro de 2024, com uma temperatura média de 12,5ºC  foi um mês extremamente chuvoso e quente, o mais quente mês de fevereiro desde 1931, ano desde que se começaram a realizar registos climáticos.

No dia 20 de março de 2024, a Associação Académica da Universidade da Madeira organizarou uma ação de plantio de árvores em celebração ao Dia Nacional do Estudante (24 de março) e à Hora do Planeta (comemorada no sábado, 23 de março), no Parque Ecológico do Funchal. Esta ação está integrada no programa PEGADA VERDE, realizado ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade, e evidencia o compromisso da Académica da Madeira enquanto agente ativo na promoção da educação e da literacia ambientais, de hábitos de vida saudáveis, da sustentabilidade das comunidades e de estímulo às boas práticas juvenis.

A iniciativa terá início pela manhã, com a mobilização de estudantes para o plantio de árvores no Parque Ecológico do Funchal. Equipados com as ferramentas necessárias e mudas de árvores autóctones, os participantes trabalharão em conjunto para preparar o solo, plantar as mudas e assegurar a sua correta fixação.

Esta ação reveste-se de uma importância relevante no contexto universitário, pois promove a consciencialização ambiental entre os estudantes, estimulando-os a adotar comportamentos mais sustentáveis e a compreender o papel fundamental das árvores na preservação do meio ambiente. Além disso, fortalece o sentido de responsabilidade ambiental da comunidade académica, incentivando a participação ativa na construção de um futuro mais verde e sustentável.

Esta ação de plantio de árvores está intrinsecamente ligada ao programa YOU PRINT WE PLANT da Académica da Madeira em que pelas impressões em papel realizadas pela comunidade académica, jovens voluntários desta associação comprometem-se a restabelecer a devolver à Natureza o que dela é extraído. Ações de reflorestação, de limpeza dos bosques, atividades de viveiro são exemplos dos trabalhos que estes jovens membros da Académica realizam mensalmente e que permitem mais do que estabelecer um equilíbrio entre o que é consumido e o que é devolvido à Natureza, reduzindo ativamente a pegada ecológica da comunidade académica, contribuir para a manutenção do património natural da Madeira.

O programa YOU PRINT WE PLANT” é um compromisso contínuo da Académica da Madeira com a promoção da sustentabilidade das comunidades académica e madeirense, o fomento ao uso dos conhecimento científico e da inovação tecnológica ao serviço das relações equilibradas entre Humanidade e Natureza, e a mitigação dos impactos ambientais das atividades humanas, em especial na Floresta Laurissilva da Madeira, que completará, dezembro, 25 anos da sua elevação a Património Natural da Humanidade pela UNESCO.

Para a Associação Académica da Universidade da Madeira, esta atividade representa mais um passo na consolidação do seu trabalho enquanto promotor de iniciativas ambientais entre os jovens e toda a população. Ao fomentar a participação dos jovens voluntários em ações de boas práticas ambientais, reforçamos o nosso propósito de contribuir para estabelecer um equilíbrio entre as comunidades locais e o ambiente, promovendo uma crescente consciência ambiental coletiva.

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia de Unsplash.

DESTAQUES