O Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior vai financiar mais de 20 instituições de ensino superior públicas e privadas situadas na Área Metropolitana de Lisboa, Algarve e nas regiões autónomas, num montante global de 3,7 milhões de euros.
Este é já o segundo conjunto de verbas atribuídas no âmbito deste programa. Em fevereiro, 6,6 milhões de euros beneficiaram projetos em 24 instituições de ensino superior públicas e privadas. No conjunto das duas fases, já foram disponibilizados mais de 10 milhões de euros para reduzir o abandono no Ensino Superior.
Mais incentivos, para chegar a mais gente
Com esta segunda fase de candidaturas, o Governo pretendeu alargar o incentivo o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso, mediante a adoção de práticas inovadoras de ensino, aprendizagem e avaliação e o fortalecimento das práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa, bem como a implementação de programas de tutoria e mentoria.
O Governo mantém a aposta na redução do abandono mesmo num contexto em que o abandono no ensino superior em Portugal está abaixo da média da OCDE. Os dados mostram que, em média, nos países da OCDE 21% dos estudantes de licenciatura abandonam o ensino superior ao longo da formação, em comparação com os 12% de estudantes que o fazem em Portugal. Já a percentagem de estudantes que entram numa licenciatura e abandonam o ensino superior durante o primeiro ano é de 12% na OCDE e 8% em Portugal.
O Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior foca-se particularmente nos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano, dada a importância decisiva da integração académica dos estudantes no seu próprio sucesso. É uma iniciativa sem precedentes na promoção do sucesso académico e no combate ao abandono no Ensino Superior.
Texto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Com fotografia de Will Porada.
Nota da redação: a sinopse do artigo é da autoria da ET AL.