Procurar
Close this search box.

I Encontro de Universitários Madeirenses

"Os jovens afirmam-se, dia após dia, como catalisador da mudança da sociedade. Estamos perante a geração “mais qualificada” de sempre mas também perante uma geração movida pelo inconformismo e pela vontade de marcar pela diferença. Não obstante, os contextos que envolvem a juventude e os estudantes são diversos: do percurso académico ao profissional, a vertente social e cultural, o ambiente e o desporto, a política, ...Estarão os jovens preparados para pautar pela diferença?"

Entre os dias 2 e 3 de setembro, a Associação de Jovens Madeirenses Conectados (AJMC) apresentará o I Encontro de Universitários Madeirenses. A reunião decorrerá entre o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira e o Centro de Juventude do Funchal partilhando e usufruindo conhecimento, experiências, ideias e perspetivas.

Foram convidados 17 oradores regionais e nacionais, entre eles, Andreia Collard, Diretora Regional de Informática; Teófilo Cunha, Secretário Regional do Mar e Pescas; Pedro Folgado, do IPDJ; Carla Berenguer, da Direção Regional de Juventude; Samuel Mateus, professor e especialista em Comunicação; Elizabeth Olival, perita sénior na AREAM, e Ricardo Bonifácio da ACADÉMICA DA MADEIRA.

Alguns dos assuntos que serão tratados são a sustentabilidade, a transição digital, a economia azul e as criptomoedas. No campo da psicologia prevalecem temas como a saúde mental em meios universitários. Destaque ainda para a entrada dos jovens no mercado de trabalho, com abordagem das políticas juvenis e participação jovem, da literacia financeira e ainda do poder da comunicação.

O primeiro Encontro contará também com a realização de atividades lúdicas e momentos de convívio, bem como atribuições de prémios.

Não queres deixar passar esta oportunidade? Então, “não fiques parado a olhar” e confere tudo o que te contamos aqui.

Luís Ferro
ET AL.
Com fotografia de Chris Montgomery.

DESTAQUES