Procurar
Close this search box.

A minha experiência num Serviço Voluntário Europeu de curta duração

Quando decidi fazer um SVE, foi algo que começou por ser uma curiosidade, com o intuito de me divertir, conhecer pessoas de outros países e culturas e ter uma oportunidade para crescer e aprender. Na reta final desta experiência, posso afirmar que aprendi o verdadeiro sentido de voluntariado: é um dever cívico e não uma opção para um cidadão ativo.

Com destino a Roménia na Europa de Leste, a cidade Craiova tornou-se na minha casa durante quase quatro meses. Ajudei a desenvolver o projeto “Be Fit”, que consistiu em ajudar adolescentes de uma prisão/centro de detenção/correção local. Através de atividades de desporto, pintura, artes manuais e dança, tentámos transmitir aos jovens os valores e a importância da inclusão social e da integração.

Todas as semanas, o grupo de trabalho esteve responsável por desenvolver e difundir o site do projeto, de participar em eventos e de fazer experiências sociais, organizando uma competição, realizando entrevistas, entre outras. A intensidade aumentou de dia para dia, culminando num evento final, onde todos os trabalhos criados foram expostos juntamente com um flash mob organizado pelo grupo.

Fiz amizades e conheci pessoas incríveis. Esta experiência fez-me crescer em diversos aspetos. Hoje entendo melhor o conceito de voluntariado e da sua utilidade na concretização de projetos que de outro modo não existiriam. O voluntariado produz resultados positivos na mudança e na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e saudável.

A prossecução das atividades de voluntariado, especialmente com os mais desfavorecidos, deu-me imensa alegria e foi o troféu do dia-a-dia, sabendo que fiz a diferença. Todos desempenhamos um papel na sociedade: o de encorajar e servir o nosso vizinho tem sido esquecido – este projeto fui uma lembrança e uma aprendizagem para o resto da minha vida.

Um enorme OBRIGADO a todos os que fizeram parte desta jornada.

Project co-financed by ERASMUS+.

Fabrício Perestrelo
Voluntário Europeu

DESTAQUES