Procurar
Close this search box.

Projeto “Bike4Life”

“Viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio”.
Albert Einstein

O “Bike4Life” é um projeto cofinanciado pelo Programa Juventude em Ação, promovido pela Associação de Ciclismo da Madeira, em parceria direta com o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências e de outras entidades públicas e privadas com responsabilidade ao nível das diferentes temáticas abrangidas neste projeto, nomeadamente, saúde, desporto, ambiente, ocupação dos tempos livres, inclusão social, diversidade cultural, cidadania e desemprego juvenil. O projeto teve início na Região em janeiro de 2013 e decorrerá até final de 2014, envolvendo diretamente cinquenta jovens de diferentes concelhos, entre os 15 e os 30 anos, com menos oportunidades e com maior propensão de envolvimento em comportamentos de risco: três grupos são oriundos de Instituições, um grupo de jovens do Paul do Mar/Calheta e ainda um grupo de jovens voluntários da comunidade.

A finalidade central deste projeto assenta numa educação não formal através do desporto, por meio do ciclismo e de outras atividades ao ar livre, recorrendo a atividades apelativas e a métodos ativos e participativos em oposição aos métodos mais formais. É pretensão deste projeto que os jovens relacionem os desafios, emoções e responsabilidades inerentes à prática deste tipo de atividades desportivas com os seus próprios projetos de vida.

Promovendo a adoção de hábitos de vida saudáveis e prevenção de comportamentos de risco através da prática do ciclismo, os jovens tiveram oportunidade de participar no 5.º Passeio BTT – Santana Madeira Biosfera, no Troféu XCO – BTT Madeira, na 3.ª Pedalada pela mobilidade e no “Funchal Move Week”. De referir também a realização de uma atividade de arvorismo no Parque Aventura da Madeira, uma visita ao Centro da Freira da Madeira e a realização de um fórum sobre (des)emprego juvenil e cidadania europeia, bem como a participaram no Festival Subaquático do Garajau, organizado pelo Hotel Galo Resort e nas “Atividades Náuticas…sem drogas”, desenvolvidas em parceria com o Clube Naval do Funchal e Associação de Canoagem da Madeira, associando o desporto à proteção do meio ambiente e fomentando estilos de vida saudáveis através de modalidades de mar. Os jovens participaram ainda na colaboração com a organização de alguns eventos desportivos, nomeadamente no Madeira Island Ultra Trail, na 3.ª Prova do Campeonato da Madeira de Downhill, no Summer Water Jump e no DownTown Funchal.

Acreditamos que através do desporto e de atividades ao ar livre, os jovens podem divertir-se, correr riscos e ultrapassar desafios, de uma forma positiva e sem drogas!

Alexandre Abreu
Estagiário de Serviço Social
(Membro do Projeto Bike4Life – ACM)

DESTAQUES