Procurar
Close this search box.

Funchal promove nova edição do Orçamento Participativo

Até ao final de setembro, a Câmara Municipal (CMF) estará a receber as propostas para o Orçamento Participativo do Funchal. As propostas podem ser submetidas presencialmente, nas sessões de apresentação, ou através da internet.
A vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal esteve presente na sessão de esclarecimento do Orçamento Participativo do Funchal que decorreu em Santo António e São Martinho, em julho de 2023.

Desenvolvido para dar aos munícipes do Funchal uma oportunidade de “participação cívica, no que diz respeito às políticas públicas municipais […] ao procurar desenvolver competências de cidadania e participação democrática”, o Orçamento Participativo está organizado em quatro categorias, confirme o público a que se dirige:

Projetos juvenis: para jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos.

Projetos escolares: estudantes que frequentem os estabelecimentos de ensino público situados no concelho do Funchal, incluindo a Universidade da Madeira;

Projetos concelhios: cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos.

Projetos séniores: cidadãos com idade igual ou superior a 55 anos.

Os projetos juvenis e escolar admitem propostas nas seguintes áreas temáticas: Igualdade e Inclusão Social; Desenvolvimento Sustentável (social, económico e ambiental); Cultura; Participação e Cidadania; Saúde e Desporto; Espaços Verdes e Ambiente Natural; Segurança e Proteção Civil; Infraestruturas Viárias e Espaço Público; Preservação e Valorização do Património; Agricultura; Infraestruturas de Apoio às Políticas Juvenis; Associativismo Juvenil e Empreendedorismo Jovem.

Universidades receberão 20 milhões para contratar doutorados

No início de janeiro o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior MCTES anunciou um pacote de 20 milhões de euros para apoiar as instituições públicas de ensino superior na contratação de doutorados para a carreira de investigação científica

Na categoria dos juvenis entram ainda as áreas de Urbanismo e Reabilitação Urbana; Bem-Estar Animal; e Mobilidade e Trânsito. Já os projetos escolares abrangem também a área temática da Educação.

As outras duas categorias estão definidas no regulamento na página do Orçamento Participativo.

A CMF prevê para o Orçamento Participativo do Funchal uma verba global de 550.000,00€, para financiar os projetos mais votados.

Os projetos juvenis vencedores não deverão exceder o montante máximo global de 100 mil euros, com um valor máximo de 25 mil euros por projeto, ao qual acresce IVA à taxa legal aplicada.

Os projetos escolares vencedores também não deverão exceder o montante máximo global de 100 mil euros, mas o prevendo um valor máximo de 50 mil euros por projeto, ao qual acresce IVA à taxa legal aplicada.

Os interessados podem apresentar propostas através da plataforma do Orçamento Participativo do Funchal, ou presencialmente nas sessões realizadas nas diferentes freguesias do município. A próxima sessão, para as freguesias de Santo António e de São Roque, onde se incluem o Campus da Penteada e a Quinta de São Roque, será no Centro Cívico de Santo António, no dia 2 de agosto, pelas 18:30.

Para mais informações, envie mensagem para orcamento.participativo@funchal.pt

Carlos Diogo Pereira
ET AL.
Com fotografia da Câmara Municipal do Funchal.

DESTAQUES