Procurar
Close this search box.

Livro Azul

Olá! Eu sou o Pedro Vale, professor de primeiro ciclo e aluno universitário de Cultura na UMa. Vivo na ilha desde 2002 e adoro.

Quando não estou a trabalhar ou a estudar leio e vou aos espetáculos. Gosto de fotografar à noite sempre em busca de uma nova narrativa e mergulho frequentemente, quer nas levadas da Laurissilva, quer no azul do mar. Em casa, se não estiver a ler ou a ver um filme, encontro-me geralmente a cozinhar ou a trabalhar na perfeição das bolas de lama brilhantes japonesas, chamadas “Hikaru Dorodango”. A parte preferida do meu dia é quando fico uns minutos a olhar para o teto sem pensar em nada.

Azul Instantâneo é o meu primeiro livro e resulta de um exercício de escrita imediata e livre empreendido no Facebook durante um ano e meio.

Poesia lírica, dadaísta, visual e concreta, filosofia, observação, experimentalismo e até haikus formam uma obra de arte portátil que apela diretamente aos sentidos dos leitores, resultando numa provocadora viagem sensorial.

Convido-vos desde já à sua descoberta. A segunda edição está aí à porta!

Podem acompanhar a caminhada azul instantânea no Facebook nos perfis “Pedro Vale” e “Livro Azul Instantâneo”, no Instagram em “pedro.vale.1293” e “pedro_a._vale” e no Twitter em “vale10pedro” e “livro_azul”.

Por vezes
Acontece entrarmos
Num maravilhoso jardim árabe
E sentarmo-nos logo ali
No primeiro banco de pedra lisa
Imaginando o azul do mar.

Talvez um dia recordes
num qualquer espelho torto
quão simples fora a tua salva
e te lembres daquela vez
em que ceáramos apenas meia
laranja e nada de pão naquela casa cega
com o telhado a verter lágrimas
de fel.

Os meus sonhos são simples.

Um coreto atual, uma praça ficcional, mistura de estranho jardim, bordel e prisão, um vestido dormido, milhões de línguas cortesãs, uma maçã trincada, jazz moderno, uma imposição vitoriana, talento comercial, cruzamentos, estações por abandonar, sorrisos satânicos, belas rameiras, uma precetora desenhada e cobras, e mais cobras.

Os meus sonhos não sei se são simples.

Helen Gruegge
Students’ Union German Volunteer

DESTAQUES